ANDRÉA HADDAD
A 12ª Jornada de Cardiogeriatria de Mato Grosso vai ser realizada entre 23 e 24 de novembro, no Hotel Deville, em Cuiabá. Com uma estimativa de que em 2025 cerca de 20% da população será composta por idosos, a medicina cada vez mais busca se especializar para atender esse segmento, com eventos médicos voltados à discussão e troca de novas experiências sobre diagnósticos e tratamentos.
“A população está envelhecendo e é importante estudarmos e debatermos as novas técnicas para esse grupo que precisa de um diagnóstico e um tratamento diferenciado”, reforça o médico cardiologista José Almir Adena.
Na Jornada, está prevista uma conferência aberta para o público sobre “O Envelhecer”, com o médico e professor Humberto Pierri, de São Paulo, Professor Livre-Docente em Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Grupo de Cardiogeriatria do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Pierri também vai participar de Mesas Redondas com os temas “Aterosclerose no Idoso” abordando “Lesões de carótidas. Como e quando intervir no idoso com DAC?” e também de outra discussão sobre “Exames de Imagem no paciente com Aterosclerose” falando com ênfase na “Visão do Clínico sobre estes métodos diagnósticos”.
Além das inúmeras atividades da Jornada de Cardiogeriatria, também será realizado o I Curso de Eletrocardiograma do Departamento de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBC-MT).
A Jornada é aberta para cardiologistas de todo o Brasil, estudantes de medicina, residentes e profissionais de enfermagem. Informações podem ser obtidas na SBC pelo telefone (65) 3324-1638-ou pelo email [email protected]. (Com assessoria)