facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024
21 de Dezembro de 2024

18 de Junho de 2014, 09h:39 - A | A

CIDADES / SEGURANÇA NA COPA

Furtos e extravios de documentos são os maiores registros com turistas

Nos quatro dias, na sede da Delegacia do Turista, na Avenida Prainha, foram comunicadas 22 ocorrências

DA REDAÇÂO



Da abertura da Copa do Mundo FIFA 2014, no dia 12 de junho, ao último domingo (15.06), a Secretaria de Estado de Segurança Pública registrou 36 ocorrências envolvendo vítimas turistas em Cuiabá. Os dados da Coordenadora Geral de Estatísticas e Análise Criminal foram extraídos do Sistema de Registro de Boletins de Ocorrência Policial (SROP), confeccionados pela Delegacia do Turista, Delegacia da Arena e Delegacia Móvel, no Fan Fest. 

Nos quatro dias, na sede da Delegacia do Turista, na Avenida Prainha, foram comunicadas 22 ocorrências, sendo 12 furtos, 3 extravios de documentos, 1 uso ilícito de drogas, 3 roubos, 1 uma denúncia de estupro, cujo laudo pericial apontou que "não há vestígios de conjunção carnal consumado", e 2 outros registros diversos.

Entre as comunicações de furtos, a maioria, foi para  ingressos, documentos e objetos. Dos 3 extravios registrados está o caso de um turista chileno, que teve a bagagem extraviada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cuja comunicação foi feita na Delegacia do Turista, em Cuiabá, e cópia do boletim encaminhada a unidade do RJ.

No primeiro jogo na Arena Pantanal, entre Chile e Austrália, ocorrido no dia 13 de junho, foram realizados 4 registros, sendo 2 de ocorrência atípicas, como preservação de direito, 1 furto, 1 outro.

No Fan Fest foram 10 ocorrências, sendo 3 extravio de documentos, 2 furtos, 1 preservação de direito, 3 outros e 1 registro de moeda falsa feito por um chileno que procurou a Delegacia para entregar uma nota de R$ 50,00 falsa, que teria recebido dentro do Fan Fest.

A delegada Ana Cristina Feldner informou que a Delegacia do  Turista foi muito procurada por estrangeiros que queriam ajuda na locomoção em Cuiabá, como encaminhamento até hotéis e locais de camping.

A delegada também contou o caso de um pai e um filho chilenos, que tinham se perdido da mãe e depois mulher foi encontrada acabaram tendo que levá-la até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Morada do Ouro, e lá os policiais auxiliaram como interpretes no atendimento médico a senhora chilena.  "Tivemos momentos de pico na Delegacia, com bastante movimentação na véspera e pós jogos. Mas passado esses dias o trabalho voltou a normalidade", avaliou.

A Embaixada dos Estados Unidos da América estimou mais de 5 mil turistas norte-americanos em Cuiabá e a Embaixada da Austrália cerca de 7 mil australianos, que compraram ingressos para o primeiro no jogo na Arena Pantanal. A Embaixada do Chile não informou o quantitativo de estrangeiros à Delegacia do Turista.

Comente esta notícia