facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

27 de Setembro de 2012, 17h:58 - A | A

CIDADES / CAOS FINANCEIRO

Hospital Júlio Müller terá gestão terceirizada em Cuiabá

Estudantes protestam e pedem pelo hospital 100% SUS gratuito e de qualidade

DA REDAÇÃO



O Conselho Universitário do Hospital Júlio Müller aprovou, hoje (27), a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir a unidade de saúde. A reunião aconteceu durante está tarde na sede no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Houve dez votos a favor, três contra e uma abstenção. Agora o Conselho Gestor encaminhará a decisão ao órgão máximo da Universidade Federal de Mato Grosso, o Conselho Universitário (Consuni).

“Infelizmente mesmo com a manifestação dos acadêmicos, e com o plebiscito realizado aqui no HU na semana passada, não conseguimos fazer com que o Conselho Gestor reprovasse a EBSEHR”, falou a coordenadora do Sintuf-MT Ana Bernadete Nascimento.

Na última sexta-feira (21) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMT (Sintuf-MT) realizou o plebiscito na unidade de saúde. Ao todo foram 564 votantes, desses 450 votaram contra a implantação da empresa, 113 se declararam a favor e houve um voto em branco. Puderam participar do plebiscito técnicos-administrativos, docentes, acadêmicos, cedidos e pacientes.

A luta dos técnicos-administrativos é para que o HU se manha 100% público e vinculado à UFMT para realizar suas funções de ensino, pesquisa e extensão e atender ao SUS. Entre os pontos negativos estão abertura da unidade a serviços particulares e de planos de saúde privados. A preocupação com o ensino, já que a meta é a produtividade. “Os estudantes hoje têm tempo para chegar a um diagnóstico preciso. E com a busca pelo aumento da produtividade terão que fazer tudo mais rápido. Nosso medo é pensar como serão os futuros profissionais formados aqui”, lamentou a coordenadora.

Para que a EBSERH seja implantada no HUJM, o Consuni precisa aprovar. Mas, os membros do Conselho Gestor da unidade de saúde deixaram claro que a aprovação é quase certa, já que o Governo Federal anunciou que cortará os recursos repassados aos HU’s que não aceitarem a empresa. “O governo não dá autonomia para o gestor do Hospital resolver os problemas pontuais, mas dará a empresa a autonomia para decidir sobre os  assuntos sem necessariamente debater com os profissionais e alunos envolvidos no cotidiano do HUJM”, frisou Nascimento.

Durante a votação foi pedido ainda que a UFMT aguarde o funcionamento da empresa na Universidade Federal do Piauí, que já aderiu a EBSERH, mas que até o momento não deu inicio as atividades.

EBSERH

A EBSERH é uma empresa de caráter privado, com seu capital sob o controle do Estado e patrimônio vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O projeto de lei foi criado em 2011 pelo poder Executivo Federal com a função de administrar unidades hospitalares universitárias e prestar serviços de assistência à comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), observando as orientações da Política Nacional de Saúde.

Comente esta notícia