LAIS FERREIRA
Levantamento da Receita Federal mostra que, 172,433 mil contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em Mato Grosso. O número corresponde a 51% do total de declarações a serem entregues até o dia 30, quando encerra o prazo.
Contudo, a expectativa do Fisco é que 350 mil declarações sejam enviadas até o final do mês. “Menos de 5% dos contribuintes deixam de entregar dentro desse prazo, porém é importante destacar que, quando isso ocorre multas são aplicadas”, afirmou o chefe do Serviço de Orientação e Análise Tributária da Receita Federal (Seort), Paulo Sérgio Miranda. A multa mínima por atraso é de R$165,74.
Dessa forma, o chefe da Seort orienta os contribuintes a enviarem a declaração do IRPF pela internet através do site www.receita.fazenda.org.br. Os contribuintes também podem entregar a declaração via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente.
Ele comenta ainda que quando a declaração é entregue com antecedência, sem erros e omissões a restituição do IR é fornecida mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15.
Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores.