JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇAO
O vaqueiro João Pires de Souza, de 50 anos, que trabalha na Fazenda Santo Antônio das Lendas, em Cáceres (240 km de Cuiabá), foi atacado por uma onça-pintada na manhã dessa quinta-feira (06), em uma região de mata na propriedade rural. Com o ataque do felino, o homem teve um braço quebrado e está hospitalizado no Hospital Regional da cidade.
Ao RepórterMT, o gerente da propriedade rural, afirmou que a vítima estava com outros dois vaqueiros ‘campeando’ na mata, quando viu uma movimentação de urubus.
“Eles foram até o local para ver se não era algum gado da fazenda que tinha morrido. Quando chegou ao local verificou que se tratava de uma carcaça de jacaré”, explicou.
Ripanosmalandros |
![]() |
Vítima passou por uma cirurgia no braço esquerdo e está hospitalizada no Hospital Regional da cidade |
“O vaqueiro usou um dos braços para se proteger, que foi mordido pelo bicho. Porém, no exato momento do ataque cerca de quatro cachorros da raça vira-lata atacaram o felino, que se assustou e fugiu para dentro da mata”, afirmou.
Diante da violência do ataque, o homem teve o braço esquerdo quebrado pela força da mordida, além de sofrer outras escoriações pelo corpo. João foi socorrido pelos outros vaqueiros que o lavaram ao Hospital Regional. Na unidade médica a vítima passou por uma cirurgia e não corre risco de morte.
MAIS ATAQUES
Com o período de cheia na região é constante esse tipo de felino se aproximar da zona urbana a procura de presas, podendo ocasionar ataques a humanos. Em 2011, o jovem Luiz Alex da Silva Lara, de 22 anos foi morto por duas onças, quando acampava com o pai, Alonso Silva Lara, de 54 anos, à beira do Rio Paraguai.
O jovem estava em uma barraca, quando as onças rasgaram a napa do camping e mataram Luiz. O pai ainda tentou salvar o filho com um pedaço de pau, mas não teve sucesso. Os animais teriam atacado a vítima, porque o local onde o acampamento foi armado era o ninho dos felinos, usados para se acasalar.