facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

10 de Maio de 2012, 12h:05 - A | A

CIDADES / CUIDADOS COM O CORAÇÃO

Simpósio em Cuiabá debate novas técnicas para diagnóstico de doenças cardíacas

Especialistas apresentarão inovações para o combate destas doenças, maior causa de mortes no país

DA ASSESSORIA



O Cedic Cedilac realizará em Cuiabá o Simpósio de Tomografia Cardíaca: Uma visão prática de como melhor utilizar o método na clínica, neste sábado, dia 12 de maio, das 9 às 12 horas, no Hotel Deville.

 

A coordenação científica do encontro será do radiologista Nilo de Castro Melo, diretor médico do laboratório Cedic Medicina Diagnóstica. Para aprimorar o debate, foram convidados os médicos Ilan Gottlieb, pós-doutorado em Tomografia e Ressonância Cardíaca pela Johns Hopkins University (USA) e cardiologista do Instituto de Cardiologia de Laranjeiras (RJ), e Roberto Caldeira Cury, especialista em Tomografia e Ressonância Cardíaca do Hospital Sírio Libanês, do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR) e Hospital Samaritano, também na capital paulista.

 

Durante o simpósio serão apresentados os mais novos procedimentos e inovações diagnósticas, como o uso do escore de cálcio na estratificação do risco cardiovascular e da técnica angio-TC coronariana, pela qual é possível avaliar o sistema vascular e obter imagens precisas em terceira dimensão. Também serão apresentados casos clínicos pelo cardiologista Roberto Candia, cardiologista do Cedic e doutorado em cardiologista pela Universidade de São Paulo (USP).

 

A expectativa é que cerca de 100 pessoas, entre médicos e estudantes de medicina, participem do evento, que tem como principal objetivo debater novas técnicas para diagnóstico por imagem de Doenças Cardíacas.

 

Doenças Cardiovasculares são as que mais matam no Brasil
 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 31,3% das mortes ocorridas no país estão relacionadas a estas patologias. As doenças relacionadas ao coração causam elevada perda de qualidade de vida do paciente, deixando-o com alto grau de limitação.

 

Pertencentes ao grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), as doenças cardiovasculares devem ser enfrentadas como prioridade, prevalecendo à incorporação de novas tecnologias para detecção e diagnóstico precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas simples como consultar o médico regularmente, realizar exames preventivos e alimentar-se de forma saudável são atitudes que podem, efetivamente, prevenir estas doenças. O excesso de peso, a obesidade e a hipertensão figuram entre as principais causadoras de doenças cardiovasculares.

 

Segundo a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, na capital do Mato Grosso o percentual de homens obesos passou de 14,5%, em 2006, para 16,3%, em 2011. Entre as mulheres, o número cresceu de 12,7% para 18%. Um alerta para a população, que apresentou índice superior a média nacional.

Comente esta notícia