facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Janeiro de 2025
28 de Janeiro de 2025

21 de Maio de 2012, 20h:58 - A | A

CIDADES / VACINA CONTRA GRIPE

Só 34% dos idosos e menores de 2 anos foram imunizados

LAÍS FERREIRA



A Campanha de Vacinação Contra Gripe termina na próxima sexta-feira (25) e até o momento somente 34,4% do público alvo foi imunizado em Cuiabá.  Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, 24.800 pessoas receberam a vacinação.
 

A atual cobertura está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o órgão preconiza que 80% do público alvo formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até dois anos, gestantes e trabalhadores da saúde sejam vacinados até o final da campanha.


No entanto, a coordenadora de vigilância, doenças e agravos da Secretaria Municipal da Saúde, Ivanete Fortunato, explica que muitos somente procuram as unidades nos últimos dias da campanha. “Muitos somente procuram as unidades, no prazo final. Porém orientamos desde já que os grupos procurem uma das 83 unidades no período compreendido das 8h às 17h de segunda a sexta-feira”, orientou a coordenadora.


A coordenadora afirma ainda que é necessário que as pessoas desloquem-se aos postos até o prazo estabelecido, pois até o dado momento comunicado oficial sobre a prorrogação da data não foi emitido.


Na avaliação do aposentado, Antônio Lemos da Silvas, 85, o horário de funcionamento das unidades torna-se inviável para muitos trabalhadores. “Acredito que horários especiais deveriam ser adotados pelos postos de saúde, durante a Campanha de Vacinação Contra Gripe, pois muitos trabalhadores ficam impossibilitados de ir até as unidades no horário comercial”, reforçou. Para o aposentado,  os postos deveriam funcionar, durante o final de semana.


Campanha 2011


De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 84% do público alvo constituído por idosos, crianças e gestantes foram imunizados durante a realização da Campanha de Vacinação Contra Gripe no ano passado.

 

Comente esta notícia