facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024

23 de Novembro de 2024, 17h:30 - A | A

ENTREVISTA / ACESSÓRIO PERIGOSO

Otorrino: Piercing no nariz pode levar à insuficiência respiratória, broncopneumonia e até morte

Em entrevista ao RepórterMT, a otorrinolaringologista Daniela Aguiar explica que piercings em formatos de “ferradura”, que possuem “bolinhas” nas pontas para fixação, podem causar uma emergência médica se forem aspirados.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Usado por diversos povos de diversas etnias e culturas há mais de 5 mil anos, o piercing é um acessório que nunca sai de moda. O adorno, que é uma das primeiras paixões do jovem na adolescência, parece inofensivo, mas se não tiver os cuidados necessários pode causar sérios riscos à saúde. E esses perigos devem ser levados em consideração desde a hora da perfuração até o momento em que o acessório permanecer sendo usado.

Em entrevista ao RepórterMT, a otorrinolaringologista Daniela Aguiar explica que não é comum, mas que os piercings em formatos de “ferradura”, que possuem “bolinhas” nas pontas para fixação, podem causar uma emergência médica se forem aspirados, desde insuficiência respiratória a broncopneumonia, sendo que em casos mais graves, também podem levar a morte.

“Se a aspiração ocorreu e o piercing ficou dentro da cavidade nasal, o otorrino consegue remover dentro do consultório mesmo. [...] Se ele for pra via digestiva, ele vai ser eliminado, mas se ele for para a traqueia é perigosíssimo. Pode levar a uma insuficiência respiratória aguda, desenvolvimento de broncopneumonias e demandam uma intervenção imediata. Isso pode levar a óbito também”, alerta a especialista.

Entenda:

Acompanhe a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia