KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Usado por diversos povos de diversas etnias e culturas há mais de 5 mil anos, o piercing é um acessório que nunca sai de moda. O adorno, que é uma das primeiras paixões do jovem na adolescência, parece inofensivo, mas se não tiver os cuidados necessários pode causar sérios riscos à saúde. E esses perigos devem ser levados em consideração desde a hora da perfuração até o momento em que o acessório permanecer sendo usado.
Em entrevista ao RepórterMT, a otorrinolaringologista Daniela Aguiar explica que não é comum, mas que os piercings em formatos de “ferradura”, que possuem “bolinhas” nas pontas para fixação, podem causar uma emergência médica se forem aspirados, desde insuficiência respiratória a broncopneumonia, sendo que em casos mais graves, também podem levar a morte.
“Se a aspiração ocorreu e o piercing ficou dentro da cavidade nasal, o otorrino consegue remover dentro do consultório mesmo. [...] Se ele for pra via digestiva, ele vai ser eliminado, mas se ele for para a traqueia é perigosíssimo. Pode levar a uma insuficiência respiratória aguda, desenvolvimento de broncopneumonias e demandam uma intervenção imediata. Isso pode levar a óbito também”, alerta a especialista.
Entenda:
Acompanhe a entrevista completa: