facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2025
25 de Fevereiro de 2025

25 de Fevereiro de 2025, 14h:28 - A | A

GERAL / SISTEMA DE DRENAGEM

Águas Cuiabá inicia obras na Bacia da Prainha entre março e abril

As atividades dessa primeira etapa fazem parte de um plano maior que se estenderá até dezembro de 2025.

DO REPÓRTERMT



As obras de melhoria da Bacia da Prainha, uma das áreas mais importantes da capital mato-grossense, já têm data para começar. Entre março e abril, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, estará empenhada em realizar intervenções como implantação, readequação e limpeza de bocas de lobo no bairro Dom Aquino. As atividades dessa primeira etapa fazem parte de um plano maior que se estenderá até dezembro de 2025.

As intervenções serão realizadas com impacto mínimo no trânsito. Não haverá interdições totais nas vias do bairro Dom Aquino, apenas bloqueios parciais. Para facilitar a circulação dos motoristas, a concessionária firmou parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e com o aplicativo Waze, que fornecerá informações em tempo real sobre alterações no tráfego.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Águas Cuiabá está alinhada com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) para dialogar diretamente com os comerciantes da região. A iniciativa busca sensibilizar os lojistas e definir estratégias que minimizem os impactos das obras no fluxo de clientes e no funcionamento do comércio local.

Obra completa

As melhorias beneficiarão cerca de 39 mil moradores e comerciantes de 16 bairros da região central de Cuiabá. O projeto prevê ainda ações significativas ao longo das onze sub-bacias que compõem a Bacia da Prainha. Entre as melhorias estão a implantação de 224 caixas combinadas, readequação de 405 bocas de lobo e reforço em 5,3 km da rede de drenagem existente.

Além do impacto positivo na infraestrutura urbana, o projeto contribui para a saúde pública e a valorização imobiliária local. "Nosso objetivo é modernizar o sistema urbano, promovendo mais qualidade de vida para a população”, afirma Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá.

O projeto também inclui a implantação de 10,9 km de rede coletora de esgoto e reforço em 7 km do sistema misto existente, que combina drenagem e esgoto. A Estação Elevatória da Prainha (EEE Prainha) será responsável por bombear os efluentes coletados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, onde passam por tratamento completo antes do retorno ao Rio Cuiabá.

Com o início das obras no bairro Dom Aquino, a Águas Cuiabá reafirma seu compromisso com a modernização da infraestrutura urbana e com a prestação de serviços que promovem bem-estar e desenvolvimento sustentável para Cuiabá. "Estamos comprometidos em entregar soluções que promovam sustentabilidade, saúde pública e desenvolvimento econômico para a cidade", conclui Menna.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba. 

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.

Comente esta notícia