facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
03 de Julho de 2024

01 de Julho de 2024, 18h:15 - A | A

GERAL / MARGENS DO RIO PARAGUAI

Bombeiros seguem no combate a incêndio florestal em Cáceres nesta segunda

Para alcançar os pontos de incêndio, os militares contam com apoio de embarcações e de brigadistas para o combate.

DO REPÓRTERMT



O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue no combate ao incêndio florestal que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (1º).

No local, os bombeiros atuam nas duas margens do Rio Paraguai. Do lado de Cáceres, os militares realizam a construção de aceiros para confinar o fogo, enquanto do lado de Poconé a estratégia de combate é o uso do contrafogo, isto é, um fogo controlado como estratégia para mudar a direção do incêndio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Essa é uma região considerada de difícil acesso. Para chegarem aos pontos de incêndio, os militares contam com apoio de embarcações. Além disso, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) ajudam no combate às chamas.

Para as ações no Pantanal foram empregados 36 militares, um avião, um helicóptero, um caminhão-pipa, oito caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e dois quadriciclos, além de dois caminhões de combate a incêndios florestais.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado via satélite, para orientar as equipes em campo.

Em Mato Grosso, foram registrados 95 focos de calor nesta segunda-feira, conforme última checagem, às 17h50, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 48 se concentram na Amazônia, 38 no Cerrado e nove estão no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Dois incêndios florestais já foram extintos na região: um em Chapada dos Guimarães e outro na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.

Comente esta notícia