DO REPÓRTER MT
Thayron, cão de busca do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, morreu nesta sexta-feira (22), no Rio Grande do Sul. Thayron possuía como condutor o subtenente BM Tavares e atuava na 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM), em Barra do Garças. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lamentou a morte do animal.
Thayron era um cão de resgate da raça Labrador, certificado a nível nacional, e possuía experiência em ocorrências em todo o Mato Grosso e em outros estados do país, atuando em grandes desastres, como de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O cão tinha 5 anos de idade e era o único do CBMMT que possuía todas as certificações das provas oferecidas pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Ele sofreu acidente durante as buscas. Os bombeiros não entraram em detalhes.
Thayron morreu em serviço, atuando nas operações de busca no Rio Grande do Sul, em razão do ciclone que atingiu o estado. "Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações", lamentou o Corpo de Bombeiros.
Certificações de Thayron:
Rural
1. Odor Específico
2. Venteio Vivo
3. Venteio RM
4. RM Subaquático
Urbana
1. Venteio Vivo
2. Venteio RM
Operações nacionais:
Brumadinho - MG
Petrópolis - RJ
Rio Grande do Sul - RS