DO REPÓRTERMT
Em sessão ordinária realizada nessa quarta-feira (15), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em redação final, o Projeto de Lei 313/2024, do Poder Executivo, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme escolar nas unidades de ensino que compõem o sistema estadual de educação.
Em fevereiro deste ano, alunos de uma escola de Cuiabá foram flagrados descartando peças do uniforme que havia sido entregue pelo Governo do Estado. O caso teve grande repercusão e levou o governador Mauro Mendes (União) a propor a ideia.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na justificativa, o governo de Mato Grosso argumenta que o objetivo é instituir a obrigatoriedade do uso correto do uniforme escolar em todas as 647 unidades da rede estadual de ensino. A partir de agora, todos os estudantes só poderão acessar as dependências da escola e participar de atividades curriculares e extracurriculares se estiverem devidamente uniformizados, com os itens entregues pelo governo do estado.
Um dos trechos do projeto afirma que é notório que o uso do uniforme escolar contribui para a promoção de valores imprescindíveis à formação escolar e cidadã dos estudantes, especialmente aqueles inerentes à igualdade, à disciplina, ao pertencimento social, ao foco no aprendizado, à segurança escolar e à preparação para a vida profissional, razão pela qual cabe ao poder público instituir instrumentos que viabilizem a concretização desses valores na rotina escolar.
Leia mais - Deputados aprovam uso obrigatório de uniforme nas escolas estaduais
Kit escolar
No início do ano letivo, a Seduc entregou um kit de uniforme para cada estudante com duas camisetas, duas bermudas, uma jaqueta moletom, uma calça moletom, dois pares de meias e um par de tênis.
Aos estudantes do ensino médio, além desses itens, também foram entregues uma calça jeans e dois pares de meias pretas. Os estudantes do Sistema Prisional receberam duas camisetas brancas.
Do kit uniforme, só não será exigido o uso obrigatório do tênis, que pode ser substituído por outro calçado fechado.
Para o ano letivo de 2024, o Estado investiu R$ 100 milhões na aquisição dos uniformes para todos os estudantes.
Eliana 18/05/2024
Esses \"espertos\" sabem que é inconstitucional??? Destinaram era para contratação de agentes de pátio e ponteiros para as escolas? Porque coordenação não tem tempo nem obrigação de ficar em portão. Quem vai se responsabilizar pelos alunos que ficam nas ruas? ??
Cccc 17/05/2024
Acredito vendo. Pois vivenciei muitos B.Os de aluno ser barrado sem uniforme,ai vem o pai a mae fazer barraco. Ai tem a lei nenhuma crianca fora da sala de aula. Enfim o aluno wue poe as ordens. Focado em tantos direitos,so nao tem deveres.
2 comentários