facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024

08 de Outubro de 2024, 16h:41 - A | A

GERAL / ALERTA DE TEMPESTADES

Fenômeno “Cavado” vai aliviar calorão e trazer chuvas para MT a partir de quarta

Em Cuiabá, a partir desta quarta-feira (09), a previsão é de pancadas de chuvas isoladas com trovoadas com céu carregado com muitas nuvens.

DO REPÓRTERMT



Após fortes ondas de calor, a previsão do tempo indica que os próximos dias serão chuvosos na maior parte do país e Mato Grosso deve sentir parte desse alívio. Um fenômeno conhecido como "cavado" está por trás da mudança na temperatura e nas condições meteorológicas prevista pelos especialistas.

Em Cuiabá, a partir desta quarta-feira (09), a previsão é de pancadas de chuvas isoladas com trovoadas com céu carregado com muitas nuvens. Em grande parte do Estado, há um alerta de tempestades emitido pelo Inmet, que prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Cavado" é o nome dado a uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade. Conforme a Climatempo, "cavado" é o nome utilizado pelos meteorologistas para identificar uma região na atmosfera em que ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul. Nessas condições, há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

O "cavado" é o principal fator para o tempo bastante instável em grande parte do país nesta semana. Segundo a Climatempo, nos próximos dias haverá a combinação de vários sistemas meteorológicos trabalhando juntos para espalhar chuva por várias áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na região Centro-Oeste, uma frente fria deve avançar a partir de quarta-feira (9). Mato Grosso do Sul deve receber um acumulado de até 40 mm em algumas cidades da porção centro-sul. Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também devem registrar precipitações importantes, conforme previsão.

Leia mais em UOL.

 

Comente esta notícia