KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), homologou os decretos municipais que determinavam situação de emergência nas cidades de Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta sexta-feira (6).
No caso de Juscimeira, a situação de emergência foi decretada por conta da estiagem. Já em Nossa Senhora do Livramento, o alerta foi decretado devido à seca. E em Barão de Melgaço, a determinação leva em consideração os incêndios florestais.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Quatorze municípios de MT decretam situação de emergência em decorrência da estiagem
No documento, o governo também determina que os decretos de emergência sejam mantidos por 180 dias, “ininterruptos e contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos prazos”.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), todos os municípios de Mato Grosso têm enfrentado secas severas desde o último mês. Atrelado a isso, o estado também tem sofrido com a falta de chuvas. A Capital, por exemplo, já está a mais de 140 dias sem uma chuva significativa.
Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que 22 cidades do Estado registraram a umidade do ar inferior à 20% na última terça-feira (3), medida menor que a do Deserto do Saara, por exemplo, onde a umidade costuma variar entre 14% e 20%.