DO REPÓRTERMT
A BPW Várzea Grande (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais) realiza, no próximo domingo (16), às 10h, no Mirante das Águas, a cerimônia de posse da diretoria 2025/2026, com participações importantes como da Presidente da BPW Brasil, Alison Lubascher; da Vice-presidente de Associadas da BPW Brasil, Maria Helena Bonotto; da conselheira superior da BPW Brasil, Sueli Batista; da coordenadora do comitê de captação e recursos da BPW Brasil, Zilda Zômpero; da Presidente da BPW São Paulo, Célia Rizante; da Presidente da BPW Campo Grande, Ianê Milan; e da presidente da BPW Cuiabá, Rubia Ranzani. O evento também contará com presenças de autoridades do legislativo e do executivo, como da vereadora por Cuiabá, Maysa Leão; e da associada BPW -VG, prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.
A nova diretoria da BPW Várzea Grande foi eleita em dezembro e é formada por Cláudia Magnanimu (presidente e coordenadora de educação da BPW Brasil, ), Leticia Silva (1ª vice-presidente e coordenadora do comitê de comunicação da BPW Brasil ), Inaciray Tavera (2ª vice-presidente), Giselle Wayhs(1ª diretora secretária), Carmem Silva (2ª diretora secretária), Lusinete Conceição (1ª diretora financeira), Lucineide dos Anjos (2ª diretora financeira) e Tania Matos (diretora jurídica). A BPW Várzea Grande tem como Past Presidente, Célia Melo, e fundadora Sonia Mazetto, hoje Conselheira Superior da instituição.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Organização internacional, fundada na Suíça, em 1930, a BPW está presente em mais de 100 países e possui mais de 40 mil associadas. Segundo Cláudia Magnanimu, a BPW tem a missão de fomentar, coordenar e orientar o processo de crescimento profissional das mulheres, estimulando a inserção no cenário econômico, político e social, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo comunidades locais, tornando a participação feminina mais justa e humana em todos os segmentos. "Em Várzea Grande não é diferente, temos esse propósito de fortalecer nossas associadas e também as demais mulheres no nosso município, articulando também com outras instituições e construindo uma rede de emancipação, de autonomia e de valorização do feminino", pontua Cláudia, que também é mestre em ensino de Química pela UFMT e facilitadora internacional, certificada em Barras de Access, Facelift Energético.
Desde 1947, a BPW tem status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU) e participação em diversas agências da ONU em Nova York, Viena e Genebra. Tem contribuição ativa em eventos internacionais públicos e privados, discutindo, apoiando e fiscalizando a capacitação de lideranças femininas, o desenvolvimento das políticas para mulheres e a implementação de projetos de responsabilidade social para melhorar a vida de mulheres e meninas em todo o mundo.
Há oito anos, a BPW Várzea Grande tem se dedicado em fomentar a força e união da rede de mulheres líderes. Fundada no município pela gestora de potencial humano, Sonia Mazetto, a instituição agrega dezenas de mulheres com atuações diversas. "O objetivo é fortalecer o movimento de mulheres no sentido de serem auto suficientes nos âmbitos financeiro e profissional, e também de preparar e conscientizar mulheres que temos que estar qualificadas e habilitadas para os espaços que podemos conquistar.", explica Sonia.
Nesta quase uma década de atuação, a BPW Várzea Grande contabiliza diversas ações de capacitação, empreendedorismo e sociais, como Palestras com convidadas referências em suas áreas de atuação, espaços de divulgação de produtos e serviços, Feira de Empreendedoras, Cine Cult, campanha de doação de sangue, entre outras.
Para a Past President, ou seja, presidente na gestão anterior, a empresária e organizadora de eventos Célia Melo, a instituição vem conquistando novas associadas, que contemplam a BPW VG e a BPW Jovem. "A instituição está de braços abertos para acolher mais mulheres que querem transformar a sociedade num espaço de mais oportunidades, seguro e de prosperidade para o feminino", completa ela.