facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Janeiro de 2025
28 de Janeiro de 2025

27 de Agosto de 2024, 13h:10 - A | A

GERAL / SECA EXTREMA

Prefeito de Chapada dos Guimarães decreta situação de emergência por falta de chuva

Além da falta de água, população do município tem sofrido com as queimadas

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello (União), decretou situação de emergência no município devido à falta de chuva. De acordo com o documento, publicado no Diário dos Municípios que circula nesta terça-feira (27), a cidade está sofrendo uma situação anormal de estiagem climatológica desde o mês de junho e a condição está facilitando a propagação de incêndios, afetando a população chapadense.

O decreto determina que o poder público deverá atuar em ações de resposta à seca e de reabilitação do cenário, que compreendem a convocação de voluntários, a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, a autorização para que autoridades administrativas e os agentes de defesa civil possam adentrar nas casas para prestar socorro e a utilização de propriedades particulares em caso de perigo público.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Mais dois municípios de MT decretam situação de emergência pela falta de chuva

O documento autoriza também o início de processos de desapropriação de propriedades particulares em áreas de riscos de desastres.

“Autoriza-se o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre”, diz trecho do decreto.

Leia mais - Mato Grosso tem pior seca em 44 anos, aponta Centro Nacional de Monitoramento

Além disso, o decreto dispensa licitação de contratos de aquisição de bens, prestação de serviços e de obras necessários às atividades de resposta à emergência. O prazo do decreto é de 120 dias.

Comente esta notícia