facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Janeiro de 2025
14 de Janeiro de 2025

03 de Setembro de 2024, 18h:03 - A | A

GERAL / FOGO NO CERRADO

Sobe para cinco o número de pontos fechados em Chapada dos Guimarães por conta dos incêndios florestais

As atrações fechadas são: Véu de Noiva, Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados, Circuito de Cachoeiras e Morro de São Jerônimo.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um dos responsáveis pela gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, comunicou, nesta terça-feira (03), que subiu para cinco o número de atrativos do parque serão fechados em decorrência do incêndio florestal que atinge a região.

As atrações são: Véu de Noiva, Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados. Na segunda-feira (02) o Circuito de Cachoeiras já havia sido fechado e na última quinta (29), o Morro São Jerônimo também havia tido acesso restringido.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme a última atualização do Corpo de Bombeiros, publicada na segunda (02), são 18 homens em campo atuando em dois incêndios florestais na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul e no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

LEIA MAIS - Circuito de Cachoeiras é fechado devido aos incêndios em Chapada dos Guimarães

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães e Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.

Esse efetivo está distribuído em cinco pontos (Morro de São Jerônimo, Mirante Geodésico, Ninho das Águias, Vale da Benção e Área de Proteção Ambiental Municipal Aricá-açu) e contam, ainda, com o suporte de um avião para despejo de água.

Até ontem, haviam 38 incêndios florestais no Estado. Atuam mais de 190 homens com apoio de cinco aviões, um helicóptero, 57 viaturas entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.

No Pantanal, são 56 militares estão distribuídos em duas cidades: Terra Indígena Baía dos Guató e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; divisa de Cáceres com a Bolívia e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.

Nesses locais, os militares contam com um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

Outros 119 bombeiros combatem incêndios em Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Nova Mutum, Alto Paraguai, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Peixoto de Azevedo, Nova Monte Verde, Diamantino, Alto Paraguai, Sinop, Juína, Aripuanã, Novo Mundo, Diamantino e Nortelândia.

Comente esta notícia