facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

12 de Agosto de 2024, 15h:40 - A | A

GERAL / NA QUINTA-FEIRA

Titular da DHPP lança livro sobre "A História Crime de Homicídio" em Cuiabá

O evento acontecerá as 18h30, no Espaço LIVRE LIVRO do Goiabeiras Shopping.

DO REPÓRTER MT



O titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Marcel de Oliveira, vai lançar nesta quinta-feira (15) o livro “A história do crime de homicídio - da antiguidade à atualidade. O evento acontecerá as 18h30, no Espaço LIVRE LIVRO do Goiabeiras Shopping, em Cuiabá.

Homicídio, tema tratado na obra, é um crime que fascina desde o estudo inicial do Direito Penal, um evento utilizado para desenvolver grande parte dos institutos da Teoria Geral do Delito. Nesta obra o autor apresenta detalhes sobre a evolução histórica do crime de homicídio e como esse tipo de delito tornou o que ele se designa hoje.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O autor leva o leitor a conhecer a história de uma transgressão cuja linha do tempo perpassa ao longo das civilizações pré-históricas, desde os povos que habitaram a região da Mesopotâmia, egípcios, gregos e romanos, dentre diversos outros, como os hindus e os hebreus; e como esse fato foi tratado por essas sociedades. E no território brasileiro, a partir de 1500, com as Ordenações, seguindo-se ao primeiro código criminal do Império até chegar aos dias atuais, a exemplo da inserção da qualificadora do feminicídio, focando sempre na análise histórica.

Trata-se de uma publicação inédita em decorrência do exame histórico aprofundado dos institutos do crime de homicídio, também pelas diversas tratativas diante da pesquisa aprofundada que foi realizada, a historicidade de cada uma das expressões, de onde se originaram as qualificadoras e como o homicídio era tratado nas legislações do passado.

O livro apresenta ainda sobre a origem do crime qualificado pela emboscada, que consta no código penal brasileiro e como ele se tornou uma qualificadora do crime de homicídio. E mais, sobre o veneno, a insídia, a tortura, dentre outros meios cruéis, da torpeza, enfim, averigue esses temas nesta indispensável fonte de pesquisa, elaborada pelo autor por mais de uma década.

Comente esta notícia