APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
Valdemir Dencati deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (05), com larvas de mosca varejeira no ouvido. Segundo a esposa de Valdemir, Ediane, o marido sente muita dor e no momento está sozinho na unidade.
Na sexta-feira (2), Valdemir sentiu quando um inseto pousou em sua orelha, mas acreditou que tivesse espantado o animal. Na madrugada de sábado (03), por volta das 3h, acordou sentindo muita dor e foi levado para a UPA do bairro Pascoal Ramos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O casal não sabia, mas a mosca tinha botado ovos na orelha de Valdemir e esses ovos eclodiram, fazendo com que larvas ficassem na orelha. Segundo a esposa, no momento mais grave, no domingo, as larvas estavam caindo da orelha do trabalhador.
Na UPA foi feita uma lavagem no ouvido e o paciente foi encaminhado para o HMC, mas não foi admitido, porque não tinha cadastro no Sisteg, sistema da regulação em saúde. Aconselhados, foram até a Policlínica do Verdão, onde um novo encaminhamento foi entregue ao casal, que mais uma vez não foi admitido no Hospital Municipal de Cuiabá.
Eles voltaram para a UPA do Pascoal Ramos, onde ele ficou internado e recebeu medicamento na veia. Fizeram mais uma lavagem e começaram a tratar como se fosse uma inflamação no ouvido.
Por volta de 19h, Ediane levou Valdemir para uma consulta particular em um otorrinolaringologista, médico especialista. O profissional atestou a existência de larvas no ouvido de Valdemir e disse que seria preciso fazer uma cirurgia. O valor, segundo Ediane, é estimado entre 5 e 7 mil reais.
Com as imagens do exame, o casal voltou para a UPA do Pascoal Ramos, onde finalmente conseguiu o encaminhamento correto para o HMC. Segundo Ediane, a única informação que receberam é que Valdemir deve ser transferido para o Hospital Estadual Santa Casa, mas não foi dada uma previsão de quando isso deve acontecer.
“É um descaso. Um trabalhador que não pode contar com a saúde pública. Mais uma noite vai chegando e até agora nada. Muito triste isso. O bicho está comendo ele vivo”, disse Ediane aos prantos.
Ela reclama que não pode ficar ao lado do marido e precisa "implorar" por informações aos profissionais da unidade para saber como ele está.
Outro lado
Em contato com a reportagem, a assessoria do Gabinete de Intervenção na Saúde Pública de Cuiabá informou que Valdemir está internado no HMC e que já passou pelo procedimento de retirada das larvas do ouvido. Ele ainda deverá passar por um outro procedimento cirúrgico, porque o estado de saúde é considerado grave.
Vídeo mostra a situação o ouvido de Valdemir. As imagens são fortes.
Valdemir dencati santa rosa 11/06/2023
Ao Paulo Wagner vc foi infeliz no seu comentário não foi por falta de higiene não ok mas as coisas acontecem sem a gente querer cuidado pode ser com vc vc não tem ideia a dor q senti a mosca entrou no ouvido pq ela achou um buraco ela botou os ovos e saiu o que nasceu depois não tem nada a ver com higiene. E responsabilidade sim do SUS pois pagamos por ele esse meu caso e simples mas tem que fazer algo eu fui na upa fiquei de sábado até segunda jogado sem eles tomar providências se eu procurei pela saúde e pq preciso dela pois e mais q obrigação sim do poder público
Sonia 08/06/2023
Misericórdia. Até onde chegará a inoperância do sistema de saúde??!...
RAIMUNDO GOMES DE MORAIS 08/06/2023
Esse governador, MAURO MENDES é um INem para o COMPETENTE, pois,.na iniciativa privada provocou \"propositadamente\" a falência de sua própria empresa BIMETAL, para SONEGAR milhões de IMPOSTOS aos Cofres Públicos e não pagar aos seus fornecedores, e, governo de Mato Grosso, para aplicar novas FALCATRUAS. Inventa uma INTERVENÇÃO na saúde pública do município, porém, o atendimento passou a ser PIOR do que o atendimento do Prefeito, Emanuel Pinheiro, esse SOMBRANCELHA de SASSORANA ..!!!
Paulo Wagner 07/06/2023
Me desculpa mas isso é falta de higiene dele. Qualquer coisa que toca nosso ouvido é perceptível. Imagina larvas que se mexem 24 hs por dia. A culpa não é do sistema de saúde
Marly Botelho Cachoeira 06/06/2023
É um absurdo É intolerável um ser humano passar por um descaso desse tamanho.Esse homem Pode morrer com o aumento da infecção. É revoltante a situação de qualquer pessoa que precisa de uma urgência médica.
rodolfo 06/06/2023
uai.. com a intervenção do governo do Estado, não era pra ter melhorado o atendimento?.. bom é o que vemos em reportagens... com a palavra Governo do Estado de MT.
Marlene Rodrigues Terterelia Barbosa 06/06/2023
Um Absurdo! Triste isso... SEM PALAVRAS PARA DESCREVER A TAMANHA INDIGNAÇÃO QUE ESTOU SENTINDO...
7 comentários