PEDRO FELIX
O Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500. Pelo menos foi o que se houve falar, é ensinado e está escrito em todo livro de história do Brasil.
Contam os livros que uma expedição com 13 caravelas, comandadas pelo Almirante Pedro Álvares Cabral, deixou Portugal em 15 de fevereiro de 1500 com destino às Índias, pelo caminho recém-descoberto pelo seu compatriota Vasco da Gama em 1498.
Uma calmaria dispersou a frota para o lado oeste do mar tenebroso, como era chamado o Oceano Atlântico. A mercê do mar, e por acaso, descobriu terras da América na sua parte ao sul.
Este discurso vigorou por muito tempo e atendia de certa forma, os anseios dos estudantes brasileiros.
Mas outros fatos começaram a por em dúvida essa causa pétrea do nosso descobrimento. O primeiro desses fatos é o descobrimento da América ocorrido em 12 de outubro de 1492, por Cristóvão Colombo a serviço da Espanha.
A descoberta de Colombo fez com que as duas grandes nações que dispunham de técnica de navegação, instrumentos, mapas e dinheiro judaico, dividissem o mundo entre eles posteriormente.
Em 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividiam a América entre eles. Entre outras curiosidades, o Brasil que não existia geograficamente nos mapas da Europa, já pertencia a Portugal antecipadamente.
O mais estranho disso que é que Portugal se recusou a assinar um tratado anterior, chamado Bula Intercoetera em 1493, onde não teria as terras como teve no Tratado de 1494. Já saberia ele da existência de terras brasileira?
Muitas navegações eram realizadas a ermo, sem certeza aonde chegar, depois da descoberta do novo mundo (África, Ásia e América) elas se multiplicaram e quem tinha o segredo dos mapas ia ampliando-os com navegações as cegas. É de supor que se haviam terras na parte central da América, por que não se aventurar mais abaixo.
Outro fato interessante é a viagem secreta que supostamente fez o cartógrafo Duarte Pacheco ao Brasil em 1498, ao se desligar da frota de Vasco da Gama e vir até aqui, para se certificar da existência de terras. Ao voltar a Portugal informou ao rei, que usou Pedro Álvares Cabral para oficializar a descoberta daquela forma. Coisas da geopolítica da época.
Documentos espanhóis também relatam que antes da descoberta de 1500, navios do rei de Aragão e Castela, navegaram no rio Amazônia, que chamaram de mar de água doce. E três meses antes da tal descoberta do Brasil, espanhóis também teriam chegado ao nordeste brasileiro.
E ai leitor e leitora, quando foi mesmo que o Brasil foi descoberto? O que é descobrir mesmo?
Dá para descobrir algo ou lugar onde já moravam milhões de pessoas, desde mais ou menos 14.000 a.C. Sim, estou falando dos nativos, dos indígenas, dos silvícolas ou outro nome que você desejar chamar aos que aqui viviam e que não tinham uma civilização com os avanços tecnológicos dos europeus, mas são os verdadeiros donos da terra que inclusive a chamavam de Pindorama.
O certo é pensarmos que não houve descoberta, mas um contato entre civilizações e que uma subjugou a outra, ao ponto de quase exterminá-la.
A última questão diz respeito ao nome do nosso atual país. Pedro Álvares achou que era uma ilha, o espanhol Américo Vespúcio retirou a dúvida e a terra começou a ter nomes bíblicos como era o costume da época.
Inicialmente Terra de Vera Cruz, depois de Santa Cruz. Mas o clamor econômico ultrapassou o fervor religioso e devido à madeira cor de brasa, vigorou o nome Brasil.
São 514 anos de existência oficial do nosso País, que por 322 anos foi Colônia de Portugal, e passou de Império para República depois de 67 anos.
Vivemos uma República desde 15 de novembro de 1889, que se se transformou com o tempo de República de alguns, para República de quase todos no papel, mas de fato continua de alguns com poderes quase monárquico, de uma elite excludente que enxerga seu povo com adversário.
Mas que Brasil é esse que falamos, vivemos, que faz parte da nossa existência cotidiana. Neste momento me vem na cabeça à música Brasil de Cazuza: Brasil! /Mostra tua cara. /Quero ver quem paga /Pra gente ficar assim./ Brasil!/ Qual é o seu negócio?/ O nome do teu sócio?/ Confia em mim. /
Brasil quem é você?