facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Março de 2025
14 de Março de 2025

03 de Abril de 2024, 15h:36 - A | A

PAPO RETO / NA AV DO CPA

Acampamento reúne indígenas em Cuiabá

DO REPÓRTERMT



Indígenas de todo o estado de Mato Grosso realizam até a próxima sexta-feira (05) o 2º Acampamento Terra Livre de Mato Grosso. O acampamento foi erguido na Praça Ulysses Guimarães, na Avenida do CPA, em frente ao Shopping Pantanal.

Nesta quarta-feira (03), representantes do movimento foram recebidos por uma equipe do Governo do Estado, onde tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações.

Entre as pautas do movimento estão as ameaças territoriais, como é o caso da ferrovia Ferrogrão, que vai ligar a cidade de Sinop, em Mato Grosso, até Miritituba, no Pará, e que deve passar por territórios que pertencem às populações indígenas.

“Nós, povos indígenas do estado do Mato Grosso, temos diversos desafios e impactos ambientais nos nossos territórios e que afetam as nossas vidas, por isso os debates e articulações políticas com entes públicos são extremamente importantes para garantir nossos direitos”, disse a presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), Eliane Xunakalo.

Durante o mês de abril, várias manifestações promvidas pela população indígena deve ocorrer em todo o país.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia