DO REPÓRTERMT
O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, multado em R$ 2,8 bilhões por desmate químico em 80 mil hectares no Pantanal de Mato Grosso chegou a utilizar o elemento químico 2,4-D, utilizado pelos Estados Unidos na produção do agente laranja, produto altamente tóxico que servia para eliminar a vegetação nativa do Vietna durante a guerra entre os dois países, entre 1955 e 1975.
Na guerra, o agente laranja era usado para impedir que os soldados vietnamitas se escondessem na vegetação ou que montassem armadilhas, como esconder minas terrestres em arbustos. Estima-se que um milhão de pessoas tenham nascido com deficiências físicas no país por conta do uso desse composto químico.
O 2,4-D é considerado de alta toxicidade e, em seres humanos, pode causar irritação na pele e nos olhos, tonturas, tosse, fraqueza e até perda temporária da coordenação muscular. Também é considerado muito tóxico para organismos aquáticos.
Por se tratar de área alagada, essas substâncias químicas podem ser conduzidas pelas águas, atingindo a fauna, a ictiofauna e até mesmo os seres humanos, com a contaminação dos rios. O fato de as substâncias terem sido aplicadas com uso de aviões preocupa ainda mais as autoridades.
O 2,4-D não é proibido no Brasil, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconhece riscos para trabalhadores expostos de forma recorrente ao produto.
Rogerio sales 15/04/2024
GADO FAZENDO MERCADORIA
1 comentários