REPÓRTER MT
O aplicativo Pardal recebeu 1.608 denúncias de propaganda irregular até a manhã deste sábado (12). As denúncias são relacionadas às Eleições Municipais de 2024 em Mato Grosso. Deste total, 867 envolvem candidatos e candidatas ao cargo de vereador(a), 430 ao cargo de prefeito(a), 298 são referentes a partido/coligação/federação e 13 envolvem candidatos e candidatas ao cargo de vice-prefeito(a).
O município de Sinop é o que mais aparece com registros de denúncias, totalizando 183 até o momento. Cuiabá, onde haverá 2º turno no dia 27 de outubro, aparece em segundo lugar, com 134 denúncias. Em seguida, está Rondonópolis, com 110 registros.
O maior número de denúncias é relacionado a irregularidades cometidas na internet, com 461 registros, seguido de tipo não informado, com 414. Outras irregularidades em propagandas denunciadas são envolvendo bens públicos; em banner, cartaz ou faixa; em adesivos; com uso de alto-falante e amplificador de som; com uso de bem particular; omissão de informações obrigatórias; boca de urna; em outdoors; em folhetos, volantes e santinhos; com distribuição de brindes; em comício e showmício; em jornal, revista ou tabloide e conduta vedada a emissora de rádio e televisão.
Do total de denúncias, 31% geraram peticionamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), 54% foram baixadas do sistema e 15% estão em andamento.
Denúncias referentes ao segundo turno em Cuiabá ainda não foram registradas.