DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O Ministério Público Eleitoral determinou que a candidata ao Governo do Estado, primeira-dama Marcia Pinheiro (PV), regularize sua documentação de registro de candidatura sob pena de ser barrada das eleições.
O documento foi assinado pelo procurador Erich Raphael Masson.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com o MP, foi constatado que a certidão da Justiça Comum de 2º Grau do domicílio da candidata tem anotação que indica haver processos em curso nos quais a candidata consta como parte.
“No caso, tratando-se de certidão que possui anotações que a diferencia do modelo padrão, imperioso que se faça acompanhar das respectivas certidões de objeto e pé. (...) Destaca-se que o documento é especialmente inaceitável porquanto imprestável para se verificar a inexistência de causa de inelegibilidade", diz trecho de documento.
Devido a isso, o MP solicitou a intimação do partido e deu um prazo de três dias para entrega da documentação.
“Considerando que se trata de falha no requerimento de registro de candidatura, a PRE/MT requer a intimação do partido político requerente para juntar documentação adicional no prazo de três dias, sob pena de indeferimento da candidatura”, determina procurador.
Operação Capistrum
A primeira-dama foi alvo de investigação na Operação Capistrum, em que se apura suposto esquema de uso político da máquina na Secretaria de Saúde de Cuiabá.
Por decisão da Justiça, Márcia foi proibida de frequentar a Prefeitura de Cuiabá e a pasta. O marido dela, prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também foi alvo de mandados.
Para o Ministério Público, a primeira-dama, além de integrar a organização criminosa, exerceria o comando do grupo delituoso. O caso segue em apuração.
Outro lado
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da candidata informou que a documentação solicitada já está sendo providenciada pela equipe jurídica de Márcia. Além disso, ressaltou que ela não foi acusa inexiste acusações contra a primeira-dama.
“A assessoria jurídica da candidata ao Governo do Estado, Marcia Pinheiro (PV), da coligação “Para Cuidar das Pessoas” - Federação Brasil da Esperança” (PV, PCdoB e PT), com apoio do Solidariedade, PSD e PP, informa que as certidões requeridas estão sendo providenciadas junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para envio à Justiça Eleitoral. Reforça que inexiste nenhuma acusação contra a candidata”.