DO REPÓRTERMT
O Ministério Público Eleitoral da 8ª Zona de Mato Grosso denunciou o ex-secretário municipal de Saúde e candidato a vereador de Alto Taquari, Michel Lucas Rocha Souza, pelo crime de racismo após vir à tona um vídeo em que ele chama os opositores de "macacos". A fala foi feita durante um evento de campanha. Veja o vídeo no final da matéria.
Leia mais: Candidato a vereador é denunciado ao MP por chamar adversários de “macacos” e pede desculpas
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Lucas também foi denunciado por ofender Sebastião Higino da Costa, o chamando de "velho gagá".
De acordo com o promotor eleitoral Frederico César Batista Ribeiro, no dia 19 de setembro de 2024 Michel Lucas Rocha Souza realizou uma postagem no status do aplicativo de mensagens WhatsApp com a expressão “estão desesperados kkkkk. Dr velório tá bravo”, numa inferência à pessoa idosa Sebastião da Costa. No dia seguinte, 20, durante a realização de um comício, voltou a atacar a vítima chamando-a de “velho gagá”.
“No entanto, é imperioso destacar que o ofendido é um profissional médico em exercício, com mais de 40 anos de experiência profissional, que atua na região do Vale do Araguaia há muitos anos e atualmente pratica a medicina no Hospital Municipal de Alto Taquari”, consta na denúncia.
No decorrer do comício, o denunciado também chamou Marco Aurélio Julien e outras pessoas, que são apoiadores do candidato da oposição, de “macacos”. No dia 24, as vítimas foram ouvidas pelo Ministério Público Eleitoral e manifestaram o desejo de representar em desfavor do candidato pela prática dos referidos crimes.