facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Dezembro de 2024
30 de Dezembro de 2024

03 de Julho de 2014, 12h:12 - A | A

POLÍTICA / MARKETING ELEITORAL

Candidatos escolhem de Antero a Duda Mendonça para tocar o marketing eleitoral em MT

Riva deve contratar marqueteiro de Lula; Lúdio fica com Carlos Rayel e Taques vai confiar em Antero; já Muvuca vai tocar a campanha sozinho

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



Marqueteiro. Um profissional importante numa campanha eleitoral. É ele que elabora e planeja as peças publicitárias do candidato. É o marqueteiro que dá o tom da campanha. É ele que diz se o candidato deve ser agressivo ou fazer propostas no horário eleitoral.

Saber quem é o marqueteiro de um candidato, é meio caminho andado para uma vitória. E os candidatos, gostam de fazer publicidade e anunciar quem será o seu marqueteiro. 

O candidato do PSD ao governo do Estado, José Riva, deve contratar o marqueteiro Duda Mendonça.

Mendonça ajudou a eleger o ex-presidente Lula em 2002. Mas três anos depois, em depoimento à CPI, que investigou o escândalo do mensalão, confessou ter recebido R$ 10,5 milhões do PT em uma conta clandestina nas Bahamas, como parte do pagamento pelo trabalho na campanha.

O publicitário foi absolvido, em outubro de 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do mensalão. 

Lúdio Cabral (PT), também candidato ao governo do Estado pela base do governador Silval Barbosa (PMDB), deve contratar o publicitário e marqueteiro, Carlos Rayel, ex-secretário de Comunicação de Silval. 

Rayel foi marqueteiro do governador nas eleições de 2010. Como recompensa, 'ganhou' a Secom do Estado. Não conseguiu ter o mesmo êxito durante a campanha do governador. Sua gestão foi apática e não conseguiu alavancar a imagem de Silval durante a crise das obras da Copa. Acabou saindo pelas portas do fundo.

Pedro Taques (PDT), candidato da oposição, vai apostar numa solução caseira. O ex-senador e jornalista Antero Paes de Barros, que hoje milita no PSB, vai ser o seu marqueteiro. 

Muitos dizem nos bastidores que a escolha de Antero não teria sido por vontade de Taques, mas por uma ‘certa’ imposição. Partidos que fazem parte da oposição reclamam que não foram ouvidos para a escolha dele. Sinal que não tem a simpatia de todos.

Apesar de perder nas urnas nas últimas vezes que concorreu a cargos eletivos, Antero conseguiu eleger Wilson Santos (PSDB) e o próprio prefeito Mauro Mendes (PSB).  

Mas nestas eleições, com três candidatos, um segundo turno já é considerado certo, como é também a certeza do volume grande de trabalho que os marqueteiros vão ter.

O candidato do PHS, jornalista José Marcondes, o Muvuca, disse que vai ser o seu próprio marqueteiro. 

Já o PSOL, do candidato José Roberto Cavalcante, não terá marqueteiro. A direção da Legenda alegou que o partido deve trabalhar unido no marketing do candidato, mas não diz como se faz isso. 

 

 

 

Comente esta notícia

MOLINA SANTOS 03/07/2014

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Alfredo 03/07/2014

Por isso sou a favor do muvuca, que não fica precisando pagar milhões com marqueteiro, ele tá preocupado mais é em fazer uma politica honesta

positivo
0
negativo
0

salvador jr 03/07/2014

O dinheiro da roubalheira vai começar a aparecer para pagar as campanhas milionárias.Gostaria que a legislação mudasse e limitasse os gastos a R$ 50.000 pra se eleger, veriamos quem poderia mais.

positivo
0
negativo
0

3 comentários