facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Janeiro de 2025
27 de Janeiro de 2025

30 de Junho de 2018, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / ALIMENTAÇÃO

Mal lavada, salada pronta para consumo pode ter até 1 milhão de bactérias

As bactérias presentes nos alimentos podem causar infecções intestinais, pulmonares e até faringite.

UOL



Pedir uma salada no delivery parece ser melhor opção para a saúde do que um lanche, certo? Não é sempre assim. Obviamente, verduras e legumes são alimentos nutritivos, que trazem muitos benefícios ao organismo, desde que estejam bem lavados quando forem consumidos crus.

Uma pesquisa feita pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas, apontou que 90% das saladas prontas para consumo de estavam contaminadas. E algumas delas continham até um milhão de germes.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os pesquisadores analisaram saladas de 12 delivery e oito fast-food. Apenas duas amostras não tinham um número maior de bactérias do que o tolerável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E algumas delas carregavam dez vezes mais micro-organismos do que o aceitável. 

Segundo os cientistas, as bactérias presentes nos alimentos podem causar infecções intestinais, pulmonares e até faringite. Em 11 amostras também foram encontradas a Escherichia coli, principal indicativo de contaminação fecal.

Lave bem antes de comer

Obviamente, deixar de comer salada está longe de ser a solução. Quando estiver na rua, procure consumir esse alimento em restaurantes confiáveis. E, em casa, lave bem os vegetais crus antes da refeição, mesmo quando pedir comida pronta.

O ideal é deixar frutas, verduras e legumes de 10 a 15 minutos de molho em uma solução com 10 ml de água sanitária e 1 litro de água potável. Depois, enxágue bem os alimentos.

Comente esta notícia