facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

14 de Outubro de 2013, 15h:35 - A | A

CIDADES / AGÊNCIAS LOTADAS

Bancários encerram greve em Cuiabá, Caixa mantém paralisação

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato (SEEB-MT), os empregados da Caixa avaliaram como insuficiente a proposta específica apresentada pelo banco

ALINE FRANCISCO



Os bancários de Mato Grosso aceitaram a proposta encaminhada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram encerrar o movimento grevista, no entanto, os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) recusaram o acordo e decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado. Em Cuiabá, as agências da região central estavam lotadas nesta segunda-feira (14).

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato (SEEB-MT), os empregados da Caixa avaliaram como insuficiente a proposta específica apresentada pelo banco, e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. O movimento completa nesta segunda-feira (14) 26 dias. Uma assembleia será realizada nesta segunda para avaliar o movimento e estabelecer os próximos passos.

Os bancários paralisaram as atividades reivindicando um reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), no entanto a proposta encaminhada prevê o aumento de 8% no salário e benefícios e de 8,5% no piso salarial.

Além do reajuste salarial os bancários reivindicam mais segurança nas agências, melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários, fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

No Mato Grosso a greve atingiu 210 agências bancárias, e mesmo ciente do acúmulo de trabalho e atraso dos serviços prestados para a população não haverá mudança no horário de atendimento.

Comente esta notícia