TITA MARA TEIXEIRA
DA REDAÇÃO
O tráfego de veículos na Trincheira da Ciríaco Cândia deve ser liberado na manhã de quarta-feira (4) pela Secopa. A obra foi inaugurada na segunda-feira (02), mas o trânsito na via permanece bloqueado devido às obras de acabamento e iluminação.
De acordo com secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, mesmo com a liberação da via, o funcionamento total ocorrerá só depois da liberação da Trincheira do Santa Izabel, que dará acesso ao Verdão. Por enquanto a trincheira dará acesso apenas à Avenida Mário Andreazza. ‘’Ela funciona totalmente. Ela está dando total funcionalidade na via marginal [do Santa Isabel]. Evidente que, quando a Trincheira do Verdão estiver pronta, nós teremos a funcionalidade completa”, afirmou.
Com uma arquitetura em formato de uma alça, a trincheira Ciríaco Cândia, tem 459 metros de extensão e faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira.
Quem trafegar pela Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza deve passar por essa trincheira, pegar a faixa lateral da trincheira Santa Isabel/Verdão e seguir pela Avenida Agrícola Paes de Barros em direção ao Centro. A data prevista para a entrega da trincheira do Bairro Santa Izabel pela Secopa é para fevereiro deste ano.
O Viaduto da Sefaz, (já concluído), deve ser inauguradio na próxima semana e, nos próximos 15 dias, estão previstas as inaugurações dos Viadutos da UFMT e de Santo Antônio, além da Trincheira do Santa Rosa.
Trincheira
A trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza é o menor projeto em extensão do pacote de mobilidade urbana, com 459 metros de comprimento e uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça. Quem vem desse ponto da Perimetral, onde a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1700 hora/pico, deverá passar pela alça de acesso construída sobre a obra apelidada de “trincheirinha” para continuar em direção ao Centro. Executada pela Métrica, no valor de valor de R$ 7,6 milhões, a trincheira integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, com recursos do BNDES.
Ponte sobre Rio Cuiabá
A obra tem extensão de 228 metros e largura de 11 metros. Além da adequação. A obra foi realizada com recurso obtido por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal, de cerca de R$ 11 milhões. Em horário de pico, cerca de 1.800 automóveis por sentido passam pela ponte.