KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
A seca severa, a baixa umidade relativa do ar e os incêndios florestais típicos desta época do ano em Mato Grosso trazem à tona um problema já bastante conhecido: as doenças respiratórias. Neste período do ano, entre agosto e outubro, os mato-grossenses sofrem com as condições climáticas extremamente prejudiciais para a saúde, mas existem formas de amenizar isso e uma delas é por meio da aromaterapia, com os famosos óleos essenciais.
Em entrevista ao RepórterMT, a aromaterapeuta e enfermeira especializada em saúde mental, Elayne Amorim, explica que além de melhorar a respiração, alguns óleos específicos também ajudam a aumentar a imunidade. “Os óleos que podem ser usados são o de menta, o de hortelã, o alecrim, a camomila, ou lavanda, que são os mais comuns no mercado. [Eles] ajudam bastante nessa desobstrução das vias respiratórias, principalmente na área frontal do nosso cérebro”.
Elayne também orienta que a população faça um preparo do ambiente, principalmente de casa, para restabelecer a imunidade diante do período da seca. “Eu oriento para que possam fazer essa ambiência do quarto e até da própria casa com um umidificador para trazer esse ambiente estabilizado”.
Veja vídeo:
Assista a entrevista na íntegra: