O Campeonato Mato-grossense 2014 mudou sua fórmula de disputa, que havia sido definida no arbitral realizado no mês passado. Antes, os onze times iriam se enfrentar entre si, tendo os quatro primeiros colocados com vaga na semifinal. Agora, as equipes foram divididas em dois grupos, com os quatro primeiros de cada chave garantidos nas quartas de final. Três times serão rebaixados e a primeira rodada também sofreu alteração. Está marcada para o dia 19 de janeiro.
A segunda parte do arbitral foi realizada nesta terça-feira, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e contou com a participação de nove dos onze times que irão disputar o Estadual. Sorriso e Operário não compareceram e não puderam opinar na mudança de formato.
No grupo Sul ficaram Cacerense, Cuiabá, União, Rondonópolis e Vila Aurora. No grupo Norte estão Luverdense, Mato Grosso, Mixto, Operário, Sinop e Sorriso. Os times se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros colocados classificados às quartas de final, que será disputada no sistema mata-mata, até a final. No grupo Sul, o último colocado será rebaixado. Pelo grupo Norte, os dois últimos caem para a segundona. Ou seja, nos dois grupos, quem não se classificar à próxima fase irá cair de divisão.
O principal motivo para a mudança foi quanto a falta de datas, caso a primeira fórmula fosse mantida. Com a mudança, o torneio passa a ter 16 datas para as partidas, contra 26 do jeito antigo. Clubes como Mixto e Cuiabá irão disputar a Copa Verde, com previsão de início para o dia 19 de janeiro, o que implicaria em um calendário ainda mais apertado para montar a tabela. Além disso, em abril começa a Copa do Brasil, que terá, por ora, dois clubes mato-grossenses - Cuiabá e o campeão da Copa Mato Grosso.
Pelo quinto ano consecutivo, a TV Centro América irá transmitir o Campeonato Mato-grossense.