VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos, que representa grande perigo, na manhã desta terça-feira (10) para uma grande parte do estado de Mato Grosso. O primeiro alerta é para a onda de calor, que pode elevar as temperaturas em até 5°C acima da média por mais de cinco dias, e o outro é para a baixa umidade relativa do ar, que poderá ficar abaixo dos 12%.
Com o predomínio da massa de ar quente e seco, chegando a níveis críticos, o risco de incêndio florestal é ainda maior.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Nesta terça-feira, Cuiabá amanheceu com os termômetros marcando 23°C e ao longo do dia, podem chegar a marcar 41°C. A umidade relativa do ar mínima prevista é de 10%. A mesma condição se repete nesta quarta-feira (11). Já na quinta (12) e na sexta (13) a temperatura sobe para 42°C.
No sábado (14), os termômetros voltam a marcar 41°C de máxima. A baixa umidade relativa do ar se mantém em 10% até na sexta-feira e no sábado sobre para 15%.
Não há nenhuma previsão de chuva para a capital nesta semana.
Outras cidades
Já em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), a máxima para esta terça e quarta é de 38°C com umidade mínima de 15% e 10%, respectivamente. Na quinta-feira a temperatura sobe para 39°C, com umidade relativa em 20% e na sexta os termômetros prometem marcar 40°C, com 10% de umidade relativa do ar. Já no sábado a máxima será de 39°C e umidade relativa do ar de 20%.
Em Cáceres (218 km de Cuiabá), a temperatura máxima será de 42°C nesta terça e quarta-feira e 43°C no resto da semana. A umidade relativa do ar mínima será de 10% durante toda a semana.
Rondonópolis (214 km de Cuiabá) terá temperatura máxima de 40°C até o fim da semana e 41°C no sábado. A umidade do ar mínima será de 10% pelos próximos dias.
No Norte do estado, Sinop (480 km de Cuiabá) terá máxima de 39°C nesta terça e quarta, 40°C na quinta e sexta e 41°C no sábado. A umidade relativa do ar mínima deve variar entre 20% e 10% ao longo da semana.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para o organismo humano é entre 40% e 70%.
Devido a umidade estar muito abaixo do normal, o Inpe aconselha ficar atento aos riscos à saúde. As recomendações para evitar qualquer problema são: beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas nos períodos mais quentes e secos do dia, evitar exposição ao sol, usar hidratante, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool.
Confira as cidades com alerta vermelho para onda de calor:
Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colniza, Comodoro, Conquista D'Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juruena, Juscimeira, Lambari D'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.
Confira as cidades em alerta vermelho para a baixa umidade do ar:
Acorizal, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Comodoro, Conquista D'Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D'Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Glória D'Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D'Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Mirassol d'Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréu.