facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 29 de Setembro de 2024
29 de Setembro de 2024

15 de Setembro de 2023, 15h:20 - A | A

GERAL / IDEOLOGIA DE GÊNERO

Coordenadoras são afastadas após show de drag queen em escola estadual

Uma investigação está em andamento para apurar responsabilidades.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) afastou as duas coordenadoras responsáveis pelo evento em que uma drag queen se apresentou na Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Uma investigação sobre o caso já está em andamento.

Conforme a nota emitida pela secretaria, o evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil da escola com o objetivo de falar sobre a comunidade LGBTQUIA+ para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda conforme a secretaria, o vídeo que circula nas redes foi editado e não mostra a palestra completa.

“A Seduc reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças”, conclui o texto.

LEIA MAIS - Escola pública de Rondonópolis promove show de drag queen para estudantes

Como mostrou o RepórterMT, nessa quinta-feira (14), imagens da apresentação de uma drag queen na unidade de ensino viralizaram nas redes sociais após o compartilhamento da deputada federal Amália Barros (PL).

A apresentação ocorreu em junho, mas as imagens só foram divulgadas agora.

Antes disso, na quarta-feira (13), um caso em que ativistas do movimento LGBT incitaram os alunos a repetir coros com apologia à ideologia de gênero na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, de Juína (735 km de Cuiabá). Nesse caso, a diretora da unidade também foi afastada após repercussão nas redes sociais.

Veja a nota da Seduc na íntegra:

Sobre a palestra realizada na Escola Estadual Prof° Edith Pereira Barbosa, em Rondonópolis, a Seduc esclarece que:
1 – A palestra aconteceu no mês de junho e as duas coordenadoras responsáveis já foram afastadas. Um processo de investigação sobre o ocorrido já está em andamento desde a época dos fatos;
2. A ação foi organizada pelo Grêmio Estudantil da escola, com o objetivo de falar sobre a comunidade LGBTQIA +, para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio;
3. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado e não mostra a palestra completa;
4. A Seduc reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças.

Veja o vídeo:

 

Comente esta notícia

ANA 19/09/2023

A DIRETORA DA ESCOLA SABIA SIM DA PALESTRA, ELA ESTAVA TRABALHANDO. OS COORDENADORES NÃO SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO EVENTO, MAS SIM O GRÊMIO ESTUDANTIL CUMPRINDO UM CRONOGRAMA DE DATAS COMEMORATIVAS QUE O GRÊMIO DEVERIA DESENVOLVER, ENTRE ESSAS DATAS HAVIA O DIA DO ORGULHO LGBTQIAPN+ PARA SER TRABALHADO. O CRONOCRAMA FOI ENVIADO PELA DRE RONDONÓPOLIS QUE NÃO ORIENTOU E SIM DEIXOU A ESCOLA LIVRE PARA TRABALHAR O TEMA. ESSES COORDENADORES ESTÃO SENDO INJUSTIÇADOS E A DIRETORA MENTE: ELA TINHA CONSENTIMENTO SIM. QUE A VERDADE APAREÇA!

positivo
0
negativo
0

Izaura 17/09/2023

Absurdo tirar as coordenadoras, não vi nada de mal. Uma dança, os drag existem, não podemos fechar os olhos, nem ignorar que sofrem agressões, são mortos por pessoas conservadoras e extremistas. E muito importante consciência sim. Parabéns grêmio e as coordenadoras pelo trabalho.

positivo
0
negativo
0

2 comentários