MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
Cuiabá foi citada nesta quarta-feira (08) como a cidade mais quente do mundo por volta das 16h (15h de Brasília), pelo site de monitoramento de temperatura mundial Hot Cities, quando os termômetros marcavam 40 graus no horário. Cerca de 1 hora depois Las Vegas, Estados Unidos, bateu a média e tirou a posição da Capital mato-grossense.
No entanto, Cuiabá bateu o próprio recorde de calor no feriado da Independência do Brasil, ‘7 de setembro’, registrando temperatura de 42,6 graus. A umidade relativa do ar variava entre 15% a 17% no período em que a temperatura estava mais alta no dia, clima extremamente seco que pode ser comparado com as de regiões desérticas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ainda sobre o feriado, em todo país Cuiabá foi a segunda cidade mais quente no feriado, perdendo para outra cidade mato-grossense, Sapezal que registrou temperatura máxima de 43,5 graus.
Em terceiro lugar ficou Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com 42,2 graus. Na quarta posição outra cidade de MT, Rondonópolis registrou máxima de 42 graus, assim como a cidade de Água Clara, em quinto lugar, também com 42 graus.
Até então, o recorde registrado na Capital mato-grossense foi do primeiro dia de setembro, quando os termômetros marcaram 41,2 graus no meio da tarde.
Leia também
Cuiabá bate novo recorde de calor no primeiro dia de setembro
Cidade de MT supera Cuiabá e bate recorde de calor nesta quinta-feira
Nesta quarta-feira (08), embora com uma Cuiabá ‘muito quente’, a temperatura não deve passar dos 41 graus. Ainda o Inmet aponta possibilidade de chuva e trovoadas isoladas.
Para a quinta-feira (09), a Capital pode ter uma queda brusca na temperatura, se comparado com os últimos dias, os termômetros devem variar entre 25 e 32 graus, com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva.
A partir de sexta-feira (10), a temperatura volta a subir significativamente, quando a máxima do dia deve ser de 38 graus. Até o domingo (12), não há previsão de chuvas.
O sábado (11) deve bater a casa dos 40 graus e o domingo (12) 42 graus, com possibilidade de bater novo recorde de altas temperaturas.