facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
17 de Setembro de 2024

11 de Setembro de 2024, 09h:24 - A | A

GERAL / CLIMA DE DESERTO

Cuiabá está sem chuva há quase cinco meses; semana deve fazer 42 graus

A última chuva significativa registrada em Cuiabá foi no dia 18 de abril

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



Cuiabá completa 146 dias sem chuva nesta quarta-feira (11), ou seja, quase cinco meses, e, de acordo com informações do Climatempo, a onda de calor e a baixa umidade relativa do ar prometem dar uma trégua a partir da segunda quinzena do mês, mas a chance de chover continua mínima. Até lá, os termômetros podem marcar até 42°C essa semana na Capital.

A última chuva significativa registrada em Cuiabá foi no dia 18 de abril e de acordo com a previsão do Climatempo, esta quarta-feira promete continuar quente e seca, com os termômetros marcando até 41°C e umidade relativa do ar de até 14%.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já na quinta (12) e sexta (13), a previsão máxima é de 42°C e no sábado (14) de 41°C.

No domingo (15) o calor parece dar uma trégua, já que os termômetros devem amanhecer marcando mínima de 26°C e a máxima não deve passar dos 35°C. A umidade relativa do ar também promete melhorar, ficando entre 42% e 68%. A probabilidade de chuva para este dia é de apenas 2%.

Com o predomínio da massa de ar quente e seco, chegando a níveis críticos em Cuiabá, a atenção da população deve estar redobrada quanto aos riscos de incêndios florestais e à saúde.

Nessas condições a incidência de doenças respiratórias e pulmonares, pele seca e dores de cabeça é maior, por isso é recomendável beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas nos períodos mais quentes e secos do dia, evitar exposição ao sol, usar hidratante, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool.

Comente esta notícia