VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
O sistema da Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura de Cuiabá continua fora do ar. A justificativa da administração municipal é que a pane é resultado do princípio de incêndio ocorrido no Palácio Alencastro, na manhã última segunda-feira (30).
Por meio de nota, a Prefeitura informa que o sistema passa apenas por um problema de lentidão, mas, na prática, usuários relatam que não estão conseguindo emitir o documento.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O princípio de incêndio foi causado por um curto-circuito em um dos geradores do prédio. Por questões de segurança, a Prefeitura ficou sem expediente na tarde da segunda, e na terça (1º) os trabalhos aconteceram de forma remota.
O Município disse que foram realizadas atualizações no servidor de banco de dados do ISS e nos três servidores de aplicação na noite dessa quinta-feira (03), no entanto o problema ainda persiste.
Leia mais - Sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura apresenta instabilidade
Informou também que o reparo do sistema é realizado em conjunto com a equipe da Nota Control Tecnologia e que a empresa já foi notificada a fornecer uma previsão de retomada das emissões de notas fiscais, bem como um esclarecimento sobre o problema.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura alega que a lentidão se deve ao grande volume de acessos que ocorre em todo início de mês e que assim que a demanda diminuir, o acesso será gradualmente normalizado.
A recomendação repassada aos usuários é que continuem tentando acessar o sistema.
Veja a nota na íntegra:
Nota à Imprensa
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa:
Em relação aos problemas de lentidão no sistema da Nota Fiscal Eletrônica, causados por um curto-circuito em um dos geradores do Palácio Alencastro ocorrido na segunda-feira (30), foram realizadas atualizações no servidor de banco de dados do ISS e nos três servidores de aplicação na noite desta quinta-feira (03). No entanto, o problema de lentidão ainda persiste.
O trabalho para solucionar essa questão está sendo realizado em conjunto com a equipe da Nota Control Tecnologia. A empresa já foi formalmente notificada e solicitada a fornecer uma previsão e esclarecimentos sobre o ocorrido.
A lentidão é agravada pelo grande volume de acessos típicos do início do mês, período em que muitas empresas emitem suas notas fiscais e os contribuintes utilizam intensamente o sistema.
À medida que a demanda diminuir, o acesso ao sistema será gradualmente normalizado. Estamos empenhados em resolver o problema o mais rapidamente possível. Orientamos os contribuintes a continuar tentando acessar, já que o sistema opera em fila e o acesso será liberado conforme o tráfego diminui.