facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

29 de Dezembro de 2021, 09h:59 - A | A

GERAL / COVID EM ALTA

Poconé cancela festas de Ano Novo e decreta toque de recolher

Município teve alta de mais de 1400% nos casos de covid entre novembro e dezembro

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O prefeito de Poconé, Tatá Amaral (DEM), decretou novas medidas restritivas no município para tentar conter o avanço da pandemia da covid-19, dentre elas o toque de recolher. Conforme o decreto 167/2021, publicado nessa terça-feira (28), a população da cidade fica proibida de circular entre 0h e 5h, de segunda-feira a domingo.

Além disso, o documento também proíbe a realização de eventos de qualquer natureza por tempo indeterminado, inclusive cancelando os alvarás que já foram emitidos para a realização de festas neste fim de ano.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Outras determinações dizem respeito às medidas de biossegurança contra a covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para estabelecimentos públicos e privados, controle do acesso de pessoas com distanciamento social mínimo de 1,5 metro em qualquer ambiente e disponibilização de álcool 70% ou água e sabão para higienização das mãos.

A Prefeitura ainda determinou que, tanto nos locais públicos quanto privados, deve ser aumentada a frequência diária de limpeza e desinfecção nos locais mais tocados, como pisos, corrimãos, maçanetas, interruptores, banheiros, elevadores, janelas, telefones e computadores. Som automotivo em espaço público e público externo em jogos de futebol, realizados em campos públicos ou privados, também estão proibidos.

Conforme o decreto, a Polícia Militar foi autorizada a cumprir as regras impostas, por meio da dispersão das aglomerações. Em caso de descumprimento, a PM pode registrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que poderá resultar em multas e outras sanções cíveis.

No caso de pessoas jurídicas, inclusive condomínios residenciais, o descumprimento implica em multas de 10 Unidades Padrão-Fiscal do Município, cancelamento do alvará de funcionamento, interdição temporária e outras sanções administrativas, cíveis e criminais que forem cabíveis, segundo a Prefeitura.

Casos de covid

Desde o início do mês, o município enfrenta surto de covid-19. De acordo com os dados disponibilizados pelo governo estadual, em Poconé já foram registrados 3.888 casos da doença e 86 mortes.

Apenas neste mês de dezembro, foram 169 novos casos de covid confirmados, com 156 pessoas ainda em monitoramento e um morador internado. Em comparação ao mês anterior, são 158 novos diagnósticos a mais, ou seja, um aumento de mais de 1400%.

Também segundo dados do governo estadual, Poconé tem 67,9% de sua população completamente imunizada com duas doses de vacina contra a covid.

Comente esta notícia