facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Outubro de 2024
05 de Outubro de 2024

04 de Outubro de 2024, 16h:26 - A | A

GERAL / ELEIÇÕES 2024

Saiba como se preparar para votar neste domingo

Veja os pontos mais importantes para quem quer ter tranquilidade ao votar.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Os eleitores brasileiros vão às urnas nesse domingo (06) para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Mato Grosso, mais de 2,5 milhões de eleitores distribuídos nas 142 cidades estão aptos a participar do pleito.

O RepórterMT preparou esse guia para ajudar você a se organizar e não enfrentar nenhum contratempo na hora de comparecer à urna. Confira:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Qual o horário de votação em 2024?

Em 2024, a eleição vai ocorrer ao mesmo tempo em todo o país. A medida foi adotada na eleição presidencial de 2022 com o objetivo é evitar atrasos na divulgação dos resultados. Em 2014, os números da eleição presidencial demoraram quatro horas para serem tornados públicos por conta da votação no Acre.

Neste ano, os mato-grossenses vão às urnas entre as 7h e as 16h, no horário local. Quem estiver dentro das sessões eleitorais vai poder votar após o fechamento dos portões, mas não será permitida a entrada de mais ninguém.

Quais documentos preciso levar para conseguir votar?

Para votar, é preciso que o eleitor apresente um documento oficial com foto. São aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

Também é recomendado ter em mãos o título de eleitor para agilizar o trabalho dos mesários. Além do documento impresso, emitido pela Justiça Eleitoral, os eleitores poderão apresentar o e-Título, desde que ele tenha uma foto cadastrada do eleitor.

Para ser usado no domingo, o aplicativo precisa ser baixado até este sábado (05). Clique aqui para acessar.

⚠️ Atenção: não será permitido levar o celular para a cabine de votação. O aparelho deverá ser deixado com os mesários e retirado na saída.

Como saber qual é o meu local de votação?

Você pode consultar o seu local de votação pelo aplicativo e-Título, na aba “Onde votar”.

Além disso, você pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para ser redirecionado.

Para fazer a consulta, você vai precisar do número do seu título ou do CPF, data de nascimento e nome da mãe, se constar no seu documento.

Onde encontrar o número do meu candidato?

Nessa reta final, você já deve ter um candidato. Se não se recorda do número dele, pode acessar a plataforma DivulgaCandContas, do TSE, e procurar pelo nome ou partido. Clique aqui para ser redirecionado.

Lembrando que no caso de vereadores, você também pode votar em legenda, isto é, você vota no partido e não no candidato.

No caso dos prefeitos, isso não é permitido. Ou você vota em um dos candidatos concorrendo ou terá os eu voto anulado e desconsiderado do processo eleitoral.

Você pode levar o número dos seus candidatos anotado em um pedaço de papel. Telefones celulares não serão permitidos.

Qual a ordem de votação na eleição deste ano?

O primeiro voto será para o cargo de vereador, com cinco dígitos. Em seguida, serão escolhidos os candidatos a prefeito e vice.

Se quer ver como a urna eletrônica funciona, clique aqui.

Como denunciar crimes eleitorais?

Você pode denunciar crimes envolvendo propaganda eleitoral diretamente para Justiça Eleitoral pelo aplicativo Pardal. Acesse aqui.

Casos de desinformação eleitoral podem ser reportadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), órgão ligado ao TSE. Clique aqui para acessar.

Crimes de assédio eleitoral por parte de patrões contra seus funcionários podem ser denunciados de forma sigilosa ao Ministério Público do Trabalho. Acesse aqui.

Outros tipos de crimes podem ser direcionados à Polícia Militar, pelo telefone 190.

Comente esta notícia