APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac) comunicou, por meio de nota, que os motoristas da empresa Caribus decidiram que só vão retornar ao trabalho quando a empresa realizar o pagamento dos salários e beneficíos que estão em atraso. A Caribus atende os bairros das regiões do Osmar Cabral e do Pedra 90, em Cuiabá.
Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (06), os motoristas da empresa cruzaram os braços, causando transtornos aos usuários do transporte coletivo na Capital.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O Sintrobac e os trabalhadores lamentam o ocorrido, principalmente por afetar parte da população cuiabana, e reiteram o compromisso de servir bem os usuários, mas com a garantia dos direitos trabalhistas. Estamos aguardando a manifestação da diretoria da empresa Caribus ou do poder público municipal para que o serviço retorne à normalidade. Mas os trabalhadores já decidiram a retornarem ao trabalho somente após o cumprimento das obrigações por parte da empresa”, diz a nota, assinada pelo presidente do sindicato, Edval Luiz Pereira.
LEIA MAIS - Motoristas de ônibus cobram pagamento de salários atrasados e paralisam em Cuiabá
Conforme a nota, a empresa “costumeiramente tem atrasado no pagamento dos direitos desses trabalhadores”. Além disso, conforme o sindicato, a empresa foi notificada tanto por meio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU) como pela Secretaria Municipal de Transporte Urbano (Semob). O sindicato destaca que não vai tolerar esses atrasos “que vêm ocorrendo mensalmente”.
Conforme a nota, representantes do sindicato estão na garagem da empresa em sinal de apoio aos trabalhadores.
Mais cedo, também por meio de nota, a Semob informou que o “descontentamento” dos funcionários da Caribus é relacionado com a empresa e não com a Prefeitura de Cuiabá. Destacou, ainda, que não aceitará qualquer prejuízo aos usuários e que buscará minimizar os danos e o reestabelecimento dos serviços à população o mais rápido possível.
Confira a nota do Sintrobac:
Motoristas da Caribus Transportes iniciam paralisação em protesto contra o não pagamento de benefícios
Os motoristas e demais trabalhadores da empresa Caribus Transportes iniciaram uma paralisação na manhã desta segunda-feira, 6, em reação ao não pagamento dos Benefícios, esses assegurados pela Convenção Coletiva da categoria.
A diretoria do SINTROBAC — Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana tem cobrado o cumprimento da Convenção Coletiva de forma reiterada, portanto, não se pode alegar falta de aviso.
Trata-se de um protesto justo, pois a empresa costumeiramente tem atrasado no pagamento dos direitos desses trabalhadores. Temos notificado as empresas, por meio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU) e da secretaria municipal de Transportes Urbano (SEMOB), reafirmando que não vamos tolerar esses atrasos, que vêm ocorrendo mensalmente. Por isso, hoje fomos convocados a comparecer na garagem, para dar apoio aos trabalhadores, que resolveram cruzar os braços, e nós, como representantes deles, estamos dando total apoiando ao movimento.
O SINTROBAC e os trabalhadores lamentam o ocorrido, principalmente por afetar parte da população cuiabana, e reiteram o compromisso de servir bem os usuários, mas com a garantia dos direitos trabalhistas. Estamos aguardando a manifestação da diretoria da empresa Caribus ou do poder público municipal para que o serviço retorne à normalidade. Mas os trabalhadores já decidiram a retornarem ao trabalho somente após o cumprimento das obrigações por parte da empresa.
EDVAL LUIZ PEREIRA, presidente do SINTROBAC
Confira a nota da Semob:
A respeito da paralisação dos motoristas de ônibus na manhã desta segunda-feira (06) da empresa Caribus, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa:
⁃ O motivo do descontentamento dos funcionários é relacionado com a empresa empregadora e não com a Prefeitura de Cuiabá;
⁃ A Prefeitura de Cuiabá não aceitará que haja qualquer prejuízo aos usuários e buscará minimizar os danos e o restabelecimento dos serviços prestados à população cuiabana o mais rápido possível.