facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Julho de 2024
06 de Julho de 2024

14 de Março de 2024, 11h:46 - A | A

GERAL / DESAFIO DE 1 REAL

STJ nega soltar homem acusado de fazer jovem tomar pinga até a morte

Jonatas Lira Xavier, o Indinho, tinha esquizofrenia e morreu após tomar garrafas de corote.

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça, negou pedido de liberdade para Victor Hugo da Silva Gama, que foi preso acusado de provocar a morte de Jonatas Lira Xavier, em agosto de 2020, em Cuiabá. A decisão é desta quarta-feira (13).

Jonatas morreu ao tomar garrafas de corote em um desafio para ganhar 1 real. Ele era conhecido com  "Indinho" e tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados. O desafio foi filmado pelo grupo que ofereceu a moeda. Além de Victor também foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPMT) Augusto Matsubara e Fabiane Souza Carvalho.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais: Homem morre após tomar 3 'corotes' para ganhar R$ 1; veja vídeo

A defesa de Victor Gama pedia o relaxamento da prisão preventiva por medidas cautelares, para que ele responda em liberdade. E, no mérito da ação, a revogação da prisão. Para isso, argumentou que a prisão não apresenta fundamentação concreta, "amparando-se, de forma abstrata, na natureza deletéria do delito".

Disse também que Victor em liberdade não oferece risco para a ordem pública ou para aplicação da lei penal. E, por fim, que o acusado está preso a mais de três anos e seis meses, sem ter sido julgado em definitivo ainda, "caracterizando um nítido excesso de prazo".

Os argumentos não vigoraram e o ministro negou o habeas corpus, mandando citar o Ministério Público Federal (MPF) para emitir parecer e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde outros pedidos também foram negados. 

Comente esta notícia