DO REPÓRTERMT
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, entregou a arrecadação do órgão para a campanha IWIRC Solidário, destinada à Casa de Amparo de Cuiabá, na quarta-feira (2). A iniciativa, promovida pela IWIRC Brasil em parceria com o Instituto Mario Cardi Filho, tem como objetivo apoiar mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social na Capital.
"É uma satisfação para o Tribunal de Contas de Mato Grosso poder contribuir com uma iniciativa tão nobre como a campanha IWIRC Solidário. Sabemos da importância de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte e oportunidades para uma vida digna. A solidariedade e a responsabilidade social são valores que devemos cultivar sempre, e essa parceria reforça nosso compromisso com a sociedade cuiabana”, salientou o presidente.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Presente na entrega, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, ressaltou a necessidade de ações concretas para combater a violência doméstica. "O combate à violência contra a mulher não pode ficar apenas no discurso, é preciso agir. E é isso que o Tribunal de Contas está fazendo: agindo. Agradeço essa doação, que fará diferença na vida de muitas mulheres. A Casa de Amparo precisa de todo apoio possível, e ações como essa demonstram um verdadeiro compromisso com a causa", afirmou o prefeito.
No TCE-MT, o “Dia D” de arrecadação foi organizado pela auditora pública Simony Jin, coordenadora da Auditoria Operacional sobre Violência Contra a Mulher, com apoio da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas. “Agradeço a oportunidade de poder participar dessa campanha muito importante em prol das mulheres vítimas de violência doméstica e o apoio irrestrito do presidente do TCE-MT e do secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas. Eu vejo que o Tribunal cada vez mais tem contribuído com essas políticas públicas voltadas para as mulheres.”
Idealizador do Instituto Mario Cardi Filho, Ussiel Tavares da Silva Filho, também destacou a relevância da união de esforços entre entidades para combater a violência contra a mulher. Segundo ele, a articulação entre o Poder Público e a sociedade civil é essencial para garantir que iniciativas como essa tenham impacto efetivo.
Representante da IWIRC Brasil em Mato Grosso, Aline Birini, pontuou que a ação só foi possível graças a união de todos, agradeceu especialmente ao Instituto Mario Cardi Filho e ao TCE-MT pela parceria e reforçou que a Casa de Amparo precisa constantemente de todo tipo de produto, roupas, sapatos, acessórios, maquiagens — novos ou seminovos.
IWIRC Brasil e Instituto Mario Cardi Filho
A IWIRC Brasil é a seção brasileira da International Women’s Insolvency & Restructuring Confederation, entidade global que reúne mulheres das áreas de insolvência, recuperação judicial e reestruturação. Além da atuação técnica, a organização promove ações sociais como o IWIRC Solidário, voltadas ao apoio de mulheres em vulnerabilidade e à sua reinserção social e econômica.
Já o Instituto Mario Cardi Filho foi criado com o objetivo de desenvolver atividades culturais, artísticas, jurídicas, educacionais, sociais, beneficentes, dentre outros. Mário Cardi Filho, advogado, amigo e sócio de Ussiel, faleceu vítima de câncer, razão pela qual o Instituto desenvolve atividades de assistência social, com foco especial no atendimento a pessoas portadoras de câncer, a fim de prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e adoção de medidas judiciais e extrajudiciais para o exercício desses direitos.