DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O time "Amigos WT”, que teria como dono o tesoureiro do Comando Vermelho em Cuiabá, Paulo Winter Farias Paelo, mudou de nome para "Amigos A" e "Amigos B" para continuar no campeonato de futebol amador de Mato Grosso, o Peladão. A mudança aconteceu após a Polícia Civil deflagrar a Operação Apito Final, onde foi apontado que a facção utilizada do time para lavar dinheiro do tráfico de drogas.
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), responsável pelas investigações, cumpriu dezenas de mandados de prisão, busca e apreensão e sequestro de bens que foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Paulo Winter e o centroavante do time, Alex Júnior Santos de Alencar, conhecido como “Soldado” foram presos em Maceió (AL) na última sexta-feira (29), onde participavam de uma das competições.
Leia mais: Jogador do "Amigos WT" e outros 20 são alvos de operação que prendeu líder do CV; veja nomes
A investigação da GCCO era realizada há dois anos e apontou que o líder do grupo utilizava de amigos e familiares como ‘laranjas’ para lavar o dinheiro oriundo do crime.
Ao RepórterMT, o coordenador-geral do Peladão, Poli Kieque explicou que tomou conhecimento da operação por meio da imprensa e que o responsável pelo time na competição, 'Will Ronson de Araujo Guimarães' procurou ele após a prisão do "sócio" e achou por bem realizar a mudança do nome.
Ele ainda completou que o Peladão é um campeonato democrático e que não poderia penalizar o time sem nenhuma determinação judicial.
"Fiquei sabendo, sim, mas através dos sites, reportagens. E quem está sendo investigado está preso. Sobre a equipe, o Peladão é um campeonato democrático. E o nome que está aqui conosco, amigos do WT, o presidente dele é o senhor Will Robinson de Araújo, Guimarães. Ele que é o responsável pela inscrição. Quando mesmo ficou sabendo da situação, ele veio até nós e pediu para retirar o WT da equipe, porque era um parceiro deles e ele resolveu por bem tirar, porque o rapaz está sendo investigado", explicou.
Leia mais - Tesoureiro do Comando Vermelho tinha times de futebol amador para lavagem de dinheiro
"E não chegou nenhuma notificação para nós, do Governo de Estado, da Polícia Civil... Ou seja, para o Peladão a equipe está apta, não tem nada ilícito para nós. Então, nós não podemos punir uma equipe, ou um dirigente que é responsável pela equipe, de casos de eliminação, etc., sem algum documento protocolado, ou pela Justiça do Estado, ou pela Polícia, ou pelo Governo do Estado", acrescentou.
De acordo com a tabela de jogos da competição, divulgada nesta sexta-feira (05), o time participará de dois jogos no domingo (07).
O “Amigos B” jogará na Arena 8 de Março contra o time Vitoria E.C "A". Já o time "Amigos A" disputa na parte da tarde no Estádio Bugrinho contra o time Sonda Nada.