KARINE ARRUDA
DO REPÓRTEMT
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um caminhão caçamba deposita uma grande quantidade de lixo, proveniente das obras do novo Mercado do Porto, em uma área irregular, de preservação permanente. A gravação foi feita na manhã desta quinta-feira (26), na mesma data em que ocorreu a prisão do vice-prefeito e secretário de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV).
Na filmagem, é possível ver uma pilha de entulhos misturada com barro em uma região próxima ao mercado municipal. Inclusive, foi esse descarte irregular de resíduos que foi apontado pela prefeitura de Cuiabá como o motivo pelo qual Stopa foi preso e encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Stopa é preso na feira do Porto nesta quinta-feira
De acordo com uma nota encaminhada pela prefeitura, o vice-prefeito deverá explicar à polícia sobre o descarte de alguns pisos, provenientes da obra do Mercado Antônio Moisés, que teriam sido depositados temporariamente em local inadequado. Ainda segundo o órgão, os materiais depositados no local estariam com a remoção já programada para ocorrer ainda nesta quinta.
Vale lembrar que descarte irregular é crime, conforme prevê a Lei Federal n° 9.605/1998, ou seja, a Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar ao pagamento de multa ou prisão de um a três anos.
Veja vídeo: