facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

05 de Março de 2012, 08h:34 - A | A

OPINIÃO / ULYSSES LACERDA MORAES

Grupo OAB JOVEM e INDEPENDENTE

ULYSSES LACERDA MORAES



Jovens advogados e advogadas, doutores do agora, membros de uma classe imprescindível a justiça ou era pra ser assim. Vivemos hoje diante de uma realidade que esta aquém do verdadeiro e real significado da profissão, o advogado com doravante significado de Defensor, é detentor de um papel maravilhoso na sociedade, que trata de assegurar a justiça, deve ser o verdadeiro guardião de tal! Tem-se observado a frustração de muitos colegas que ao ingressarem a faculdade de direito, com espirito de seriedade e a essência de fazer o justo, deparam-se com uma triste realidade, são de hora em hora os escândalos e vergonhas, que nos entristece e alcança um ápice de estagnação com tamanha injustiça e omissão.

Está na hora de mudar, de reviver com esse espírito que foi apagado durante os anos de faculdade e anos de exercício da profissão, chega de jeitinhos , chega de facilidades, chega de influências, chega de comércio de decisões, troca de favores! Já estamos cansados! Ingressamos em um mercado que se encontra em grande parte corrompido pela desonestidade e falta de caráter! A OAB na história fora criada por uma imensa necessidade de organizar os advogados, tendo como um dos principais objetivos transformar a classe numa entidade de respeito, se extrai da história falas de ícones importantes na criação como André de Faria Pereira a época em que não existia ainda a OAB que diz:

"Aquele tempo não havia egresso das penitenciárias ou comerciante falido que não se julgasse com o direito de sobraçar uma pasta e afrontar o pretório no exercício da mais degradante rebulice. A consciência coletiva repelia os intrusos, mas seus malefícios desmoralizavam o ambiente a tal ponto que a função do advogado era suspeitada como de traficantes irresponsáveis. Os advogados dignos sofriam a concorrência dos aventureiros ousados e não havia meios de evitar a intoxicação causada no meio social pelos elementos claudicantes, que prosperavam à sombra de generalizada irresponsabilidade."

Sendo assim, a advocacia era atividade exercida por pessoas irresponsáveis ou tendentes à desonestidade, não podemos retroagir a isso, ou será que já vivemos isto?

Queremos a OAB que em 1935 lutou pelas liberdades e democracia contra as prisões arbitrarias de Vargas! A OAB que defendeu os direitos humanos em 72 durante a época da ditadura, a OAB que foi o apoio da sociedade civil organizada no projeto político de redemocratização do país (conhecido nacionalmente como "Diretas Já!") a OAB que ajudou o Poder Constituinte na elaboração da constituição de 88 a OAB que foi contra as medidas Economicas de Fernando Collor, que ingressou no movimento favorável ao impeacheament ate o Presidente da Republica renunciar! A OAB que sempre lutava contra a corrupção !! É essa OAB que queremos!

O presente grupo tem como principal objetivo a RENOVAÇÃO da OAB, queremos pessoas novas, ideias novas, oportunizar o ingresso dos mais novos advogados a entidade, trazer a essência da OAB de volta, lutar pelos direitos e jamais ser omissa ou influenciada! É uma busca insaciável pelo verdadeiro objetivo da classe que é a Justiça. Hoje somos a maioria e podemos fazer a diferença. Aqueles que se identificaram com os argumentos apresentados e anseiam por essa renovação, convidamos a fazer parte de nosso grupo de discussão no Facebook (OAB Jovem e Independente - http://www.facebook.com/groups/382654655078651/ ) e nos ajudar a fortalecer essa idéia.

Muito Obrigado,


Ulysses Lacerda Moraes

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia