facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
15 de Setembro de 2024

04 de Setembro de 2024, 14h:05 - A | A

OPINIÃO / LICIO ANTONIO MALHEIROS

Hino Nacional vilipendiado

LICIO ANTONIO MALHEIROS



O Hino Nacional Brasileiro, está ligado à independência do Brasil, que deixa de ser colônia portuguesa e passa a ser uma nação independente.

Quando falamos dos símbolos máximos nacionais, três deles são lembrados e respeitados, são eles: o Hino Nacional, a Bandeira Nacional e Armas Nacionais, estes símbolos estão definidos em nossa Constituição.

Cumprindo, importante papel na formação do patriotismo e da identidade do povo brasileiro.

Os verdadeiros patriotas brasileiros, em uma solenidade oficial ou não, ao ouvir o Hino Nacional; com letra escrita por Joaquim Osório Duque-Estada e a música composta por Francisco Manuel da Silva.

Todos nós, nos emocionamos diante da beleza e formosura desse Hino, quando cantado na sua composição original nos enche de orgulho e toca em nossos corações.

Agora, quando o Hino Nacional sofre mudanças, como aconteceu recentemente em um comício da campanha de Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo, o Hino Nacional em linguagem neutra cantado por Yurungai.

Muitos desavisados ou com pouca compreensão cognitiva, não sabem, o que significa linguagem neutra.

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que não se baseia na binariedade de gênero, homem ou mulher.

Ela é usada para se referir as pessoas que não se identificam com os gêneros tradicionais, ou seja, pessoas não-binárias.

Nessa fatídica reunião política, em que estavam representantes partidários, ligados ao candidato Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo, contando, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Momento mais esperado, a execução do Hino Nacional que representa o nosso país.

E que é sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais aguardados por todos, alguns patriotas chegam a chorar, tamanha emoção e sentimento, com a execução do Hino Nacional.
No transcorrer do Hino Nacional, a cantora Yurungai, no verso “dos filhos deste solo, és mãe gentil” se tornou “des filhes deste solo, és mãe gentil”, na versão cantada no evento, “des filhes” aparece como erro ortográfico.

O próprio Boules desculpe Boulos, que havia programado o comício realizado no sábado (248), que foi transmitido no Youtube, o mesmo mandou retirar do ar o vídeo, porém o estrago já foi feito.

Por certo, a cantora será responsabilizada, pela mudança: esdrúxula, vergonhosa e imoral, nessa tentativa clara de vilipendiação do Hino Nacional.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia