facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

20 de Novembro de 2012, 10h:37 - A | A

OPINIÃO / FELIPE GUERRA

Moreno, o presidente que eu quero para a OAB/MT

Não posso julgá-lo e muito menos culpá-lo. Contudo, sinto-me no dever de lembrar esse fato desprezível e vergonhoso.

FELIPE GUERRA



Nesses últimos 15 anos Mato Grosso deixou de ser um estado periférico e tornou-se o principal produtor de alimentos para o mundo. Da mesma forma, o poder judiciário evoluiu, novas demandas surgiram e inúmeros novos advogados foram colocados no mercado.


Só em Sinop temos 10 varas estaduais, duas do trabalho e duas federais. Daqui, saem mais de 60 profissionais do direito a cada ano, formados pelas nossas faculdades. Algo impensável há 15 anos.


Neste período vimos o melhoramento dos computadores, a informatização de sistemas no judiciário e a democratização da tecnologia. Ou você conhece alguém que não tem telefone celular?


Como advogado, infelizmente, vejo pouca evolução em nossa instituição de classe. Nos 15 anos em que olho para trás, assisto ao mesmo grupo no comando da OAB estadual. Respeito todos os ex-presidentes e o atual. Mas tem gente nova para fazer mais e melhor.


O presidente que eu quero para a Ordem dos Advogados de Mato Grosso é alguém que precisa, essencialmente, lutar em favor da classe e não contra, conhecer seus anseios e diuturnamente batalhar por melhorias nas condições de trabalho do advogado.


Meu candidato, levado pelo bom senso e conhecedor das causas que nos fazem uma classe, jamais entraria na justiça contra a Ordem que nos representa. E nunca o fez.  Diferente do adversário, que num gesto impensado, ou perto do egoísmo, agiu assim, conforme noticiado pela imprensa. Não posso julgá-lo e muito menos culpá-lo. Contudo, sinto-me no dever de lembrar esse fato desprezível e vergonhoso.


O presidente que eu quero para a OAB de Mato Grosso deve ter o olhar maduro dos antigos advogados, a sensibilidade das colegas advogadas, que como mães, certamente não atacariam seus filhos de forma impensada, e ao mesmo tempo ser acolhedor do jovem advogado que por sua inexperiência precisa de ajuda nos primeiros passos de sua carreira.


Por isso e muito mais, eu voto José Moreno para presidente da OAB de MT. 


Felipe Guerra é advogado em Sinop e candidato a presidência da 6ª Subseção da OAB em Sinop

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia