facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Janeiro de 2025
25 de Janeiro de 2025

24 de Janeiro de 2025, 16h:34 - A | A

OPINIÃO / LICIO ANTONIO MALHEIROS

Mudança de rumo, na Educação Municipal

LICIO ANTONIO MALHEIROS



A educação, é a mola mestra do desenvolvimento e crescimento: econômico, social, intelectual e cultural.

A educação pública é a base para o futuro de um país, portanto, é o ponto de partida para alcançarmos os resultados que desejamos; qual seja, Educação de qualidade.

A educação pública municipal em Cuiabá, na administração passada obedecia aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), esses documentos abrangem todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Com a posse do Prefeito Abílio Brunini (PL), que em sua administração traz arraigado em si, valores: éticos, morais, institucionais e familiares exacerbados.

O mesmo, vem se mostrando tratar-se de uma pessoa que trabalha in loco, acompanhado pari passu, os problemas pontuais da nossa cidade de perto, juntamente com os seus secretários.

Em seu último pronunciamento a respeito de um dos setores mais emblemáticos e pontuais de um município, a questão inerente a Educação.

Em uma reunião envolvendo, Diretores, Coordenadores e Professores, o prefeito Abílio em sua fala foi enfático ao diz “Nenhuma erotização infantil será tolerada nas nossas escolas, as nossas escolas não são mais palanques eleitorais, se um dia foi palanque ideológico hoje não é mais”.

“Nós precisamos de mudança de comportamento e de posicionamento, entenda, o bem mais precioso de uma família é o filho o pai daria a vida pelo filho e você está responsável por essa criança”.

“Os índices do (IDEB) não podem ser apenas estatísticas metafóricas, precisam ser reais, não vamos aceitar crianças com celular em sala de aula como também, não vou aceitar professores com celular em sala, .................................”.

“Gostaria de saber se alguma escola já canta o Hino Nacional antes de entrar em sala de aula, se algumas ainda não cantam quero que estabeleça esse procedimento que irá ajudar a criança ter uma certa disciplina em sala de aula”.

Com relação ao tema Educação, tenho um mínimo de conhecimento, pois trabalhei por 25 anos ministrando aulas, tanto, em escolas privadas como em escolas públicas, nas escolas públicas que está em questão.

Infelizmente às mesmas, sempre foram conduzidas e norteadas com viés político partidário, isso acabava interferindo no sistema ensino-aprendizagem, que é o nome para um complexo sistema de inteirações comportamentais entre professores e alunos, e acabava, prevalecendo o viés político partidário do professor em consonância com Sindicatos comprometidos.

Quando ouço a fala de um prefeito recém-empossado, Abílio Brunini (PL); que prioriza e otimiza, valores éticos, morais e institucionais voltados às famílias tradicionais, se preocupando com os destinos dos discentes, principalmente aqueles em fase de formação.

Isso, é extremamente louvável, esperamos, que os docentes, coordenadores e diretores das escolas municipais que participaram dessa importantíssima reunião pedagógica, tendo como palestrante Abílio Bunini (PL), sigam à risca, as determinações do prefeito.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia