LICIO ANTONIO MALHEIROS
Cuiabá está sob nova direção, após a eleição do prefeito Abílio Brunini (PL). O mesmo, esperava enfrentar seríssimos problemas relativos às questões financeiras provenientes de: malversação de dinheiro público, improbidade administrativa, caixa zerado, restos a pagar e por aí vai.
Porém, a existência de fenômenos naturais, que são eventos que têm origem a partir de elementos da natureza e que acontecem independentemente da interferência dos seres humanos.
Estes fenômenos, são causados pelas forças que regem os ciclos biogeoquímicos naturais, pelos processos inerentes à dinâmica atmosférica e à estrutura interna da Terra e pela interação entre o planeta e os demais corpos celestes do Sistema Solar.
Entre vários fatores naturais, um ocorre todos os anos, a chuva, que é um fenômeno natural sazonal que consiste na queda de água do céu em forma de gotas.
Quando as chuvas são menos intensas, ou seja, mais calmas e de menor intensidade, os problemas nas cidades são menores.
Porém, quando ocorre chuva torrencial como a ocasionada no domingo (12); segundo dados informados preliminarmente foram mais de 14 milímetros.
Atingindo diversos bairros da capital, como: Jardim Tropical, São Mateus entre outros principalmente os bairros mais periféricos.
Aí, entra em cena o prefeito Abílio Brunini (PL), que nesse momento de dor e sofrimento das pessoas mais humildes, atingidas por essas chuvas catastróficas.
Nesse momento, o mesmo foi posto à prova nessa questão, e se saiu muito bem, indo visitar in loco as regiões mais atingidas; entrando literalmente nas regiões alagadas, ouvindo e consolando as pessoas que perderam praticamente tudo.
Sua atitude de desprendimento e amor ao próximo, é prova inequívoca do seu altruísmo e solidariedade.
Em gestões passadas, os representantes públicos, mantinham-se em seus confortáveis gabinetes assistindo a dor e sofrimento das pessoas.
As redes sociais hoje, representa nosso maior aliado nas divulgações das ações ocorridas nos diferentes seguimentos sociais, tanto nas questões mais alegres e felizes como também nos momentos de dor e sofrimento, como a ocorrida no último domingo (12).
Em um vídeo triste nas redes sociais do prefeito Abílio Brunini (PL), em um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, o São Mateus, uma senhora diz “Não tenho mais nada perdemos tudo, com água no joelho, os olhos marejados pela dor e sofrimento de ter perdido tudo”, o prefeito também com água no joelho estava lá dando força in loco, e foi além ao anunciar um plano emergencial para arrefecer a dor e sofrimento dessas famílias.
Passado esse momento crítico, o prefeito não ficou apenas no discurso no momento da calamidade pública, ele, se reuniu com os vereadores, para discutir um projeto de lei que criasse o auxílio emergencial destinando as famílias atingidas pelas fortes chuvas.
O Projeto de Lei 08|2025 não ficou apenas no discurso, o mesmo já havia sido enviado à Câmara Municipal na terça (14).
Todos os Projetos de Lei, relativos a catástrofes naturais, como chuva são chamados de Projetos de Lei (PL), neste caso especifico, a aprovação do mesmo acabou ocorre de forma unânime.
Felizmente hoje quinta-feira (16), em sessão extraordinária o Projeto de Lei em questão foi à votação, acontecendo de forma híbrida, ou seja, com votos presenciais (em plenário) e online, o mesmo foi aprovado por unanimidade, 27 votos.
A proposta prevê auxílio de R$ 1.000 por família, inicialmente beneficiando cerca de 150 famílias, que sofreram, grandes perdas.
A postura e determinação do prefeito Abílio Brunini (PL), deixa claro seu modo de governar, assim como, sua equipe técnica que esteve presente nos bairros periféricos acompanhando o prefeito e sua vice.
O protagonismo e reconhecimento, são traduzidos através das ações, e não, por discursos meramente evasivos e inconsistentes.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.