facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

17 de Maio de 2012, 14h:33 - A | A

OPINIÃO / WILSON ROBERTO MACIEL

OAB Colíder parabeniza Mato Grosso

WILSON ROBERTO MACIEL



Neste ano de 2012 o Estado de Mato Grosso completou 264 de emancipação, tendo sido desmembrado da capitania de São Paulo em 09 de maio de 1748. A data, esquecida por muitos, deveria ser melhor divulgada e comemorada, afinal este é um Estado que merece nossos cumprimentos.


A 11º Subseção da OAB MT – Colíder aproveita para cumprimentar não só o Estado de Mato Grosso, mas o povo mato-grossense, povo com origens diversas, uns mato-grossenses de nascença, outros de coração, povo que faz deste um lugar único. É graças a este povo diferente, forte, desbravador, empreendedor, inovador, persistente, conquistador, lutador e tantos outros adjetivos que hoje Mato Grosso se destaca sobremaneira.


Segundo o Censo de 2010 do IBGE são mais de 3 milhões de pessoas habitando os 141 municípios e dividindo os 900 mil km quadrados de área. É muita gente, mas ainda é pouco se analisarmos a densidade demográfica que é de apenas 3,36 (hab/km²), enquanto em São Paulo são 166,25 (hab/km²) e no Rio de Janeiro são 365,23 (hab/km²).


Tanta área livre tem motivo de ser. O Estado se destaca por agregar três biomas: o pantanal, cerrado e a floresta amazônica e ainda assim explorar com sustentabilidade a agropecuária. Esta exploração por sinal é feita com tamanha competência que Mato Grosso já é considerado o celeiro do país e, porque não, do mundo.


Para se ter uma idéia desta potência basta analisar os números. Na safra 2011/12 mais de 36,5 milhões de toneladas devem ser colhidas no estado, o que corresponde a 23% da produção brasileira. O acréscimo é de 17,3% no volume colhido em relação à safra passada, que alcançou 31,1 milhões de toneladas.

No Centro-Oeste, Mato Grosso lidera e deve produzir quase 60% dos grãos da região, sendo os principais arroz, milho e soja. Enquanto nosso estado cresce, segundo o IBGE, a produção do país deverá recuar 0,5% em relação à 2010/11, passando de 160,1 milhões de toneladas para 159,3 milhões de toneladas.


Além destas culturas Mato Grosso consolidou-se como maior produtor nacional de algodão e girassol. Destaca-se na produção de feijão e tem o maior rebanho bovino do país com quase 30 milhões de cabeças. Também é um dos maiores produtores de ouro, diamantes, madeira, álcool e biodiesel e é manchete quando o assunto é exportação de seus produtos.


Esta imensa produção se reflete em recordes de geração de emprego. No primeiro trimestre de 2012 o estado teve um saldo positivo de quase 20 mil novas vagas, um incremento de 5,3% sobre as vagas do ano passado. E assim como na produção de grãos, enquanto crescemos o país pisa no freio e no mesmo período teve uma queda de 24% na geração de empregos.


Entre as profissões mais procuradas está o direito, tanto que hoje a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso contabiliza 10 mil profissionais no estado. Uma outra prova de que o estado caminha a passos largos é a história e evolução da OAB MT, que este ano completa 80 anos. Criada em 1932 com a missão de lutar pela democracia, hoje a Seccional continua esta luta erguendo a bandeira da defesa das prerrogativas dos advogados. São 29 subseções em todo estado e 41 comissões temáticas atuando com vigor. Esta atuação é apenas mais um exemplo do trabalho incessante de nosso povo que faz nosso estado ser o que é.


Assim, mais uma vez parabenizamos você mato-grossense, de nascimento, de coração e de trabalho, por fazer de Mato Grosso um lugar que só podemos nos orgulhar!

 

*Wilson Roberto Maciel é presidente da 11ª Subseção da OAB/MT - Colider


A redação do RepórterMT não se responsabiliza pelos artigos e conceitos assinados, aos quais representam a opinião pessoal do autor.


 

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia