A vaidade é uma característica de todo ser humano, mas sempre foram as mulheres que dominaram esse “quesito” com naturalidade e evidência. No entanto, na sociedade mais moderna observam-se expressivas mudanças neste padrão, até então “considerado exclusivo das mulheres”.
Há algum tempo, quando o assunto é beleza e aparência, os homens têm expressado mais a vaidade masculina. Hoje para ficarem mais “belos”, os cuidados vão além do tradicional cabelo, barba e bigode, uma tendência bem diferente de tempos idos, cujo “bigodes e barbas eram sinônimos de masculinidade e poder”.
Para manter a beleza, os homens do século XXl adotaram hábitos saudáveis para cuidar da saúde como um todo (corpo e mente). E esse “pacote”, inclui tratamentos estéticos, capilares, cirurgias plásticas e o uso diário de produtos específicos, que não mais se limitam no “armário do banheiro”. Uma realidade que eleva a autoestima masculina, e proporciona uma melhor apresentação pessoal.
Com isso, a presença do público masculino nos consultórios é constante e cada vez mais frequente. Tratar acne, cravos, manchas, flacidez , rugas, eliminar gordura localizada, depilação a laser entre outros, são procedimentos estéticos que os homens têm realizado com frequência.
Sabe-se que a boa imagem há tempos é um fator primordial na vida social, em especial para a carreira profissional. A indústria de filmes de Hollywood sabia desse poder. Só para citar, quem não se lembra dos atores e galãs Clark Gable e Marlon Brando, que por gerações foram considerados ícones da beleza masculina. De lá pra cá, vieram muitos outros, como George Clooney, Antonio Bandeiras, e por aí vai. O homem moderno é consciente do poder da boa aparência, pois esse fator pode levar ao sucesso independente da profissão.
Mas, apesar das novas tecnologias, produtos e tratamentos estéticos que existem no mercado para atender tanto mulheres quanto homens, é importante ressaltar que as diferenças hormonais, tornam relevantes as características entre a pele feminina e masculina.
A pele masculina é mais espessa e oleosa do que a pele da mulher, e por produzir uma quantidade maior de fibras de “colágeno dérmico”, o envelhecimento da pele do homem é mais lento. Nesse sentido, os tratamentos estéticos masculinos devem ser específicos !
Por isso, antes de realizar qualquer procedimento estético masculino, é primordial passar pela avaliação de um profissional , que irá indicar o melhor tratamento para as necessidades de cada pessoa.
Diogo é médico , diretor técnico da clínica Tez Estética e Bem Estar